Hospital Dom Tomás em uma parceria com Ministério da Saúde anuncia chegada de Radioterapia de última geração no Sertão de Pernambuco

0

Em uma parceria inovadora com o Ministério da Saúde, o Hospital Dom Tomás se prepara para revolucionar o tratamento oncológico no sertão de Pernambuco com a implantação de um dos sistemas mais modernos de radioterapia do mundo. Previsto para 2025, o novo equipamento, que inclui os avançados aceleradores lineares Halcyon™️ e Ethos™️ da Varian, representa um marco inédito na região do Sertão do São Francisco.


Com essa tecnologia de ponta, o Hospital Dom Tomás será o primeiro em Petrolina a oferecer um sistema de Radioterapia Orientada por Imagens (IGRT), que proporcionará tratamentos de alta precisão, segurança e eficácia para os pacientes oncológicos. Essa conquista representa mais que um avanço tecnológico, é a realização de um sonho para muitas famílias que, até então, que ainda enfrentam longas viagens e grandes desafios em busca desse tratamento nas capitais.


Além de oferecer tratamentos mais rápidos e precisos, o Sistema Ethos™️ permitirá a adaptação do tratamento de radioterapia em tempo real, ajustando-se às mudanças no corpo do paciente a cada sessão. Já o Halcyon™️ oferece uma aplicação mais ágil e confortável, com menos tempo de exposição e maior precisão nas doses de radiação.


“É uma verdadeira transformação na vida dos nossos pacientes e suas famílias,” destaca o Dr. Alan Ribeiro (diretor médico técnico do HDT). “Graças à parceria com o Ministério da Saúde, estamos garantindo que a população de Petrolina e do sertão pernambucano tenha acesso ao que há de mais moderno em tratamento oncológico, sem precisar sair de sua cidade.”


A previsão de início das operações para 2025 é um reflexo do compromisso contínuo do Hospital Dom Tomás com o avanço da saúde pública na região. Como uma instituição filantrópica de referência, o hospital tem investido em tecnologia e humanização para oferecer cuidados oncológicos de excelência, beneficiando pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Hospital Dom Tomás