O Secretário de Saúde de Petrolina, João Luís Nogueira participou hoje (24) do programa “Nossa Voz” para apresentar os programas da prefeitura voltados para melhorias na saúde pública do município. Um dos destaques é o hospital municipal em construção, que está em fase avançada de obras e tem foco na ampliação do atendimento à população.
“A construção já está em andamento, era o Centro de Referência da Criança. Por orientação, é uma nova política do Ministério da Saúde que a gente tem que ampliar o acesso e a determinação do prefeito foi que fizesse um estudo para que pudesse ofertar para toda população. O hospital deve ser entregue agora no final do ano a comecinho de Janeiro”, destacou o secretário.
O hospital contará com 14 ambulatórios especializados, incluindo cirurgia pediátrica, otorrinolaringologia, dermatologia, cardiologia, bucomaxilofacial, angiologia, oftalmologia e ultrassonografia. Além disso, uma equipe multidisciplinar, composta por fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e psicólogos, estará disponível para oferecer um atendimento abrangente.
Esse novo hospital municipal tem o objetivo de aliviar a demanda sobre outras unidades de saúde em Petrolina, proporcionando conforto à população. No entanto, ressaltou que a função principal não é atender emergências, mas sim ser um hospital de referência, garantindo o encaminhamento adequado dos pacientes.
João Luís contou que “O Hospital é para a população de Petrolina. Então, será da seguinte forma, chegou alguém do trauma foi pequeno e médio, manda para a gente. Não é um hospital de urgência e emergência, é pouco provável que outro município tenha um hospital de urgência aberto. A gente vai ser um hospital de perfil, é porta fechada para urgência e emergência. Será ofertada assistência de baixa e média complexidade, desenvolvendo mais a parte ambulatorial de procedimentos clínicos e diagnósticos além de terapêuticos. Para ter acesso a essas cirurgias o paciente teria que vir da unidade pública, além dele passar por uma consulta em uma unidade básica de saúde e indicativo de cirurgia. Vai ser regulado lá, agendado, vai ser mais fácil. E a gente para controlar vai usar a comprovação de residência”, explicou.
A gestão da saúde em Petrolina também está investindo na ampliação e melhoria das unidades básicas de saúde. Segundo o Secretário de Saúde, várias delas já foram requalificadas, e projetos de reforma e ampliação estão em andamento. A previsão é que, até 2024, sejam entregues várias dessas unidades para atender a população de forma mais eficaz.