A partir do próximo ano, os petrolinenses irão contar com um importante reforço nos serviços de saúde. A boa notícia divulgada pelo prefeito Simão Durando na semana passada é a criação de um hospital municipal. O equipamento do tipo “hospital dia”, será referência para a assistência intermediária, de baixa e média complexidade, desenvolvendo atividades ambulatoriais, procedimentos clínicos e cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos.
A estrutura terá 14 consultórios ambulatoriais; três salas operatórias; quatro leitos de recuperação pós anestésica; 12 leitos de clínica cirúrgica, além de sala de fisioterapia e odontologia. O serviço funcionará nas instalações onde seria o Centro de Referência da Criança, que era exclusivo ao público infantil, e agora atenderá toda a população.
A unidade contará com especialistas na área de cirurgia geral, pediátrica, otorrinolaringologia, dermatologia, cardiologia, bucomaxilofacial, angiologista, oftalmologista, ultrassonografista, ortopedista, além de uma equipe multidisciplinar, com fisioterapeuta, nutricionista, fonoaudiólogo, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, entre outros. Localizado na Avenida José Maniçoba, próximo aos hospitais Universitário e Dom Malan e ao Centro de Partos, a nova estrutura municipal também terá como característica a integração setorial e logística facilitada.
De acordo com o prefeito Simão Durando, a expectativa é que o equipamento realize cerca de 2 mil atendimentos por mês. Dessa forma, o município amplia a oferta de serviços em saúde pública, reduzindo as filas de espera e garantindo o atendimento integral e continuado dos usuários do SUS de Petrolina.
“Os avanços na saúde de Petrolina são inúmeros, desde o Centro de Parto Normal, Centro de Referência em Saúde da Mulher, a compra de equipamentos para a realização de exames, os mutirões de consultas e cirurgias e, agora, o nosso Hospital Municipal que foi pensado para proporcionar mais conforto e qualidade na prestação de serviço em nossa rede própria, sobretudo na realização de cirurgias, desafogando assim a demanda dos procedimentos na baixa e média complexidade. Já estamos finalizando a estrutura e, no primeiro trimestre do próximo ano, vamos entregar ele totalmente equipado. Essa é mais uma ação voltada ao cuidado do nosso povo”, concluiu.