Hospital Municipal de Petrolina inicia atividades com foco em Oftalmologia

0

O Hospital Municipal Alírio Brandão, em Petrolina, começou oficialmente suas atividades hoje (19), com uma ação voltada para a oftalmologia, atendendo a uma demanda reprimida na região do Vale do São Francisco. Em entrevista, o secretário de Saúde, João Luiz, destacou a importância do início dos serviços e o impacto esperado para a população.

“Hoje, 19 de agosto de 2024, o Hospital Municipal Alírio Brandão dá início às suas atividades. Escolhemos a área de oftalmologia, uma demanda reprimida na região do Vale do São Francisco. A expectativa é atender cerca de 10 mil pessoas que aguardam na fila por uma consulta, e dessas consultas, esperamos realizar entre 600 e 1.000 cirurgias de catarata, que terão início logo no começo de setembro”, afirmou o secretário.

Nesta primeira semana, o foco será em pacientes com 55 anos ou mais, grupo que deve gerar a maior demanda por cirurgias de catarata. “Especificamente nesta primeira semana, vamos atender pessoas de 55 anos ou mais, em atenção ao idoso. A partir da segunda semana, o hospital abrirá para crianças e outros pacientes de Petrolina que estiverem na fila”, explicou João Luiz.

O secretário também detalhou as próximas fases dos serviços: “As especialidades oferecidas devem começar após essa grande ação na oftalmologia, a partir do dia 20 de setembro, nas áreas de ginecologia, cardiologia, dermatologia, oftalmologia, buco-maxilo, dentre outras. A expectativa é de 400 cirurgias mensais.”

O hospital, que conta com três blocos cirúrgicos, 14 consultórios, 12 leitos de enfermaria e quatro leitos pós-anestésicos, está preparado para realizar cerca de 400 cirurgias mensais. “Abrimos o hospital de forma responsável, com todos os equipamentos testados. O oxigênio, ar comprimido, ar-condicionado, tudo foi verificado para garantir a segurança dos pacientes de Petrolina e dos profissionais”, ressaltou o secretário.

Além disso, João Luiz enfatizou que o hospital atenderá pacientes tanto da zona urbana quanto da zona rural de Petrolina. “Todo paciente de Petrolina, seja da zona urbana ou rural, será atendido aqui. Hoje mesmo encontrei uma paciente de Rajada e outra da Colônia. O hospital estará disponível através da regulação dos procedimentos para que sejam realizados aqui”, destacou.

O secretário concluiu a entrevista reafirmando a prontidão do hospital. “O hospital está pronto, estamos muito ansiosos para vê-lo funcionando. A partir de hoje, ele começa a ser entregue gradativamente à população de Petrolina. Estamos muito felizes com essa conquista”, finalizou João Luiz.