O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), recebeu esta semana duas visitantes muito especiais: “Dra. Amora” e “Dra. Cloe”. Sem jaleco, mas com crachá institucional e esbanjando carisma, as terapeutas de quatro patas proporcionam momentos de alegria, ternura e bem-estar para pacientes em tratamento oncológico no complexo hospitalar. Conhecida popularmente como Cãoterapia, a iniciativa, que faz parte das ações de humanização desenvolvidas pela unidade de saúde, vem gerando resultados positivos, através de benefícios que vão além da interação afetiva.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a Terapia Assistida por Animais (TAA) ajuda a liberar hormônios como endorfina e serotonina, promovendo efeitos positivos no corpo e na mente. “Esse tipo de intervenção contribui muito para o bem-estar emocional dos pacientes, especialmente aqueles em longos períodos de internação. A presença dos animais ajuda na redução da ansiedade, na melhora do humor e na recuperação física, além de estimular a comunicação e a socialização, proporcionando um ambiente mais acolhedor para todos que estão em tratamento”, ressalta o enfermeiro e coordenador da Onco/Hemato do HRJ, Walque Sobrinho.
Para a paciente Maria Oliveira, 34 anos, “foi muito bom poder contar com a visita das cachorrinhas. Às vezes, a gente passa muito tempo aqui, e sente falta de coisas como essa. Eu achei essa ação muito linda, e até mandei foto para a minha filha, que também adora cachorro”, comentou.