O Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), complexo hospitalar vinculado ao Governo do Estado e administrado pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), promoveu, nesta quinta-feira (10), uma manhã especial de cuidados para os pacientes hematológicos da unidade. Com serviços como lavagem e corte de cabelo, massagem, maquiagem e muita música, a ação teve como objetivo resgatar a autoestima dos pacientes em internação de longa permanência, proporcionando também momentos de alegria, bem-estar e acolhimento.
A iniciativa buscou não apenas cuidar da saúde física, mas também oferecer apoio emocional, promovendo o resgate de sentimentos positivos e fortalecendo o vínculo entre equipe e pacientes. “É uma grande felicidade ver o quanto um corte de cabelo, uma massagem, que para muitos de nós pode parecer algo tão trivial, se transforma em um verdadeiro evento indescritível para os nossos pacientes. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos nesse trabalho voluntário, desde as internas até a equipe que aceitou esse convite”, ressaltou a médica do HRJ, Franciely Santana, responsável pela ação.
A paciente Márcia Costa, que participou do momento de interação, aprovou a iniciativa e destacou o impacto positivo no resgate da autoestima. “Eu estava com a autoestima baixa, e esse projeto veio para dar uma levantada, não só em mim, mas em todas que participaram dessa ação. A gente se sente mais valorizada, mais acolhida”, conta.
A ação também reforçou um dos princípios fundamentais do Dulcismo, ferramenta de cuidado guiado pelo legado de Santa Dulce dos Pobres Dulce: a compaixão, que tem sido difundido pela OSID durante esses anos. Mais do que oferecer serviços, o momento representou um gesto concreto de cumprir o lema de “Amar e Servir” ao próximo enxergando cada paciente, com respeito, dignidade e acolhimento.