HU-Univasf é classificado para implantação de Centro de Pesquisa Clínica com apoio da Ebserh

0

O Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) foi contemplado pelo edital de seleção de propostas para implantação ou consolidação de Centro de Pesquisa Clínica da Rede Ebserh, promovido pela Diretoria de Ensino, Pesquisa e Atenção à Saúde da estatal. O resultado, divulgado na última sexta-feira (29 de abril), representa um notável avanço para o fortalecimento do cenário de ensino e pesquisa na instituição. 

Com a proposta validada, o HU-Univasf receberá apoio financeiro à implantação do seu próprio Centro de Pesquisa Clínica (CPC), visando a composição de infraestrutura básica para o desenvolvimento de pesquisas pré-clínicas e clínicas. Entre os objetivos dos CPCs, está a garantia da proteção ao participante de pesquisa e a disseminação de boas práticas de pesquisa, proporcionando o desenvolvimento de projetos que levem à geração de conhecimento e de novas tecnologias de saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O valor total do edital lançado pela Ebserh é de 10 milhões de reais, distribuídos entre os 26 hospitais selecionados para fomento de CPC. Para a seleção dos hospitais, a quantidade de projetos de pesquisa clínica cadastrados no sistema Rede Pesquisa em 2021 e a qualidade da proposta para fortalecimento da pesquisa em rede foram alguns dos critérios levados em consideração. Os esforços de aprimoramento em pesquisa clínica estão sendo embasados, sobretudo, pela parceria viabilizada entre a Ebserh e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).  

“Essa é a primeira vez que recebemos financiamento destinado exclusivamente para pesquisa. Sem dúvida, essa iniciativa da Rede Ebserh irá incentivar ainda mais os pesquisadores que utilizam o HU-Univasf como um centro de pesquisa. Com esse fomento, poderemos dar oportunidade aos nossos pesquisadores e alunos que irão gerar conhecimento, a nível nacional, através de pesquisas nas áreas de assistência, gestão e inovação tecnológica em saúde. Essa proposta vem ao encontro do propósito da nossa empresa, que é “ensinar para transformar o cuidar”, ou seja, daremos mais oportunidade aos nossos alunos, que terão um ensino de qualidade, e o conhecimento adquirido retornará à população”, comemora Carine Rosa Naue, chefe do Setor de Gestão da Pesquisa e da Inovação Tecnológica em Saúde, área vinculada à Gerência de Ensino e Pesquisa do hospital. 

Sobre a Rede Ebserh  

O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh/MEC desde janeiro de 2014. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.  

Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.