HU-Univasf realiza ação no dia 5 de julho para reduzir filas do SUS

0


Mobilização faz parte do programa Agora Tem Especialistas para agilizar atendimentos em saúde

No próximo sábado (05), haverá o Dia E do projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, um esforço coordenado com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos nos hospitais universitários federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares em todas as regiões do país. Vinculado à Ebserh, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf/Ebserh) participará da ação com a realização de 29 cirurgias e 40 exames ao longo do sábado.

A ação concentrada tem o objetivo de agilizar o acesso dos pacientes a procedimentos e atendimentos, contribuindo para a redução das filas do Sistema Único de Saúde (SUS). A mobilização ocorrerá simultaneamente nos 45 hospitais universitários administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), com expectativa de cerca de 8 mil atendimentos em todo o país.

Diferentemente de um mutirão de portas abertas, a ação no HU-Univasf é voltada exclusivamente para pacientes que já estavam na fila de espera do hospital e que foram previamente agendados pela equipe assistencial responsável pela organização.

“No bloco cirúrgico, serão realizadas cirurgias nas especialidades de ortopedia e cirurgia bucomaxilofacial, voltadas a pacientes que sofreram algum tipo de trauma e foram referenciados para este hospital. Essa ação busca amenizar o cenário de superlotação, acelerando o tratamento para que os pacientes possam retomar suas atividades o quanto antes”, afirma Pedro Henrique Lopes, cirurgião bucomaxilofacial e chefe da equipe de anestesia do HU-Univasf.

“O Dia E é um esforço concentrado realizado na rede Ebserh, com a participação do Hospital da Univasf, em que todas as equipes estão empenhadas em realizar o máximo de procedimentos possível, com o objetivo principal de contribuir para a diminuição da lista de espera por cirurgias e exames. Neste sábado, vamos melhorar a qualidade do atendimento ao cidadão usuário do SUS e colaborar para a formação dos nossos profissionais da área de saúde, que estão todos envolvidos na ação”, afirma o superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino.

“O hospital inteiro está mobilizado para este dia: equipe multiprofissional, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros, médicos, além dos profissionais administrativos e terceirizados. Todos estão empenhados nesse esforço conjunto para oferecer atendimento à população, que tanto necessita”, acrescenta o cirurgião Pedro Henrique Lopes.

“O Dia E vem para fortalecer a qualidade do atendimento na rede Ebserh e na Univasf. Nosso objetivo é contribuir para o aprimoramento da formação dos nossos profissionais da saúde e, consequentemente, oferecer um serviço de excelência aos pacientes, especialmente aos usuários do SUS no Vale do São Francisco”, finaliza o superintendente.

Saiba mais
Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas – Da Consulta ao Tratamento é uma iniciativa do Governo Federal e do Ministério da Saúde, em parceria com a Rede Ebserh. Seu objetivo é reduzir o tempo de espera nas filas do SUS, por meio da ampliação do acesso a atendimentos especializados. A ação está alinhada às diretrizes da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) e tem como meta aumentar em até 40% o número de atendimentos realizados nos hospitais universitários federais ¬(HUFs).

A parceria segue o mesmo modelo do “Dia E: Ebserh em Ação” realizado no ano passado, quando foram feitos nos HUFs quase 28 mil procedimentos cirúrgicos e mais de 100 mil exames, ampliando significativamente o acesso da população aos serviços especializados.

Sobre a Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh desde 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.