Em cumprimento à agenda oficial no Vale do São Francisco, o Ministro da Educação, Victor Godoy, visitou o Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh) na noite da segunda-feira (20). A comitiva contou também com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, do Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Oswaldo Ferreira, do Reitor da Univasf, Paulo César Fagundes Neves, bem como de representantes do Governo Federal e autoridades.
O ministro foi recebido pelo superintendente Itamar Santos e demais membros do Colegiado Executivo do HU. Juntamente com outros visitantes, Victor Godoy assistiu a uma apresentação realizada pelo gerente administrativo, Heitor Leite, contendo a contextualização histórica do hospital, dados institucionais, indicadores, estrutura disponível e avanços de gestão.
Em seguida, a comitiva conheceu áreas como a Emergência, Bloco Cirúrgico e Unidade de Terapia Intensiva do HU-Univasf, ocasião na qual foram explicados os processos que aliam ensino, pesquisa, extensão e atendimentos de saúde à população. “O trabalho que a Ebserh tem desenvolvido é bastante primoroso e o que foi apresentado no HU-Univasf só prova a qualidade dos serviços que estamos oferecendo, formando pessoas na área da saúde com qualidade e transformando a realidade dos usuários”, reconheceu o ministro Victor Godoy.
Validando o desempenho institucional do HU, o presidente da Ebserh, Oswaldo Ferreira, agradeceu a contribuição de todos os colaboradores: “A dedicação de todos que compõem a Ebserh resulta em atendimentos e preparação profissional de excelência”, destacou Ferreira.
Sobre a Rede Ebserh
O HU-Univasf faz parte da Rede Ebserh/MEC desde janeiro de 2014. Estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Vinculadas a universidades federais, essas unidades hospitalares possuem características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.