Iana Kelly Francelino assume a coordenação do Iassep em Petrolina

0

A enfermeira Iana Kelly Francelino Silva, com 15 anos de experiência na área da saúde e especialização em gestão e auditoria em saúde pública, foi recentemente nomeada coordenadora do Instituto de Atenção à Saúde e Bem-estar dos Servidores do Estado de Pernambuco (Iassep) em Petrolina. A nomeação foi realizada pela governadora Raquel Lyra, que confiou a Iana a responsabilidade de liderar uma das principais instituições voltadas para a saúde dos servidores públicos estaduais.

Iana, que também é suplente de vereadora em Petrolina pelo PSD, expressou seu agradecimento pela confiança da governadora: “É um grande desafio estar à frente dessa importante instituição de saúde, que tem muito a ser feito. Agradeço à governadora pela oportunidade e estou comprometida em trabalhar para melhorar o atendimento aos servidores do estado.”

Em sua primeira fala como coordenadora do Iassep, Iana revelou os principais pontos de sua gestão, destacando desafios e soluções para melhorar o atendimento aos usuários do plano de saúde dos servidores. Um dos principais problemas que ela identificou diz respeito à demora no atendimento e à falta de algumas especialidades médicas, além das dificuldades enfrentadas pelos usuários em relação ao credenciamento e ao acesso aos serviços. “Ontem mesmo, recebi relatos de três usuários que estavam esperando há 90 dias por uma consulta. Isso precisa mudar. Eu assumi ontem e já estou fazendo um levantamento completo para entender o que precisa ser melhorado”, afirmou Iana.

A coordenadora também destacou a importância de agilizar o processo de marcação de consultas, que atualmente é feito por uma central em Recife. “Nós precisamos otimizar esse serviço para reduzir a fila de espera e garantir que os servidores não fiquem tanto tempo aguardando por atendimento. O sistema de marcação precisa ser mais eficiente, e estou trabalhando para que isso aconteça”, declarou.

Outro ponto levantado por Iana foi a necessidade urgente de uma reforma nas instalações do Iassep em Petrolina. “O Iassep precisa urgentemente de uma reforma predial. A governadora esteve em Petrolina na semana passada e autorizou a reforma do prédio, que já é um grande passo. Além disso, também precisaremos de novos equipamentos e melhorias em toda a estrutura, para que possamos oferecer um serviço à altura do que os servidores merecem”, explicou a nova coordenadora.

Sobre a cobertura do plano de saúde, Iana ressaltou que o Iassep atende diversas especialidades médicas, como cardiologia, ortopedia e odontologia, através de credenciados como o Hospital Neurocárdio e clínicas especializadas em fisioterapia, mas ainda há lacunas que precisam ser preenchidas. “Ainda falta a cobertura de algumas especialidades, como neurologia, psiquiatria e psicologia. Isso é algo que precisa ser resolvido com urgência. Sei que não vou mudar a história do Iassep da noite para o dia, mas estou aqui para lutar por essas melhorias”, afirmou com determinação.

Iana também falou sobre a situação financeira do Iassep, que enfrentava um débito com os credenciados. Contudo, ela garantiu que a situação já está sendo resolvida. “Eu soube que havia um débito com os credenciados, mas a negociação já foi feita e, pelo que sei, todos os credenciados estão em pleno funcionamento agora, como o Neurocárdio, a clínica de fisioterapia e o laboratório. Esse é um avanço importante”, afirmou.

O plano Iassep, que atende servidores públicos do Estado de Pernambuco nas áreas de saúde, educação e segurança, também enfrenta desafios no processo de credenciamento. Iana explicou como funciona: “Quem não é credenciado e deseja se inscrever pode procurar a unidade em Petrolina, onde o funcionário faz o cadastramento e envia para Recife para inclusão no plano”, detalhou a coordenadora.

Iana ainda comentou sobre a possibilidade de transferências de pacientes para unidades de saúde em Recife ou outras localidades, caso os serviços não sejam encontrados em Petrolina. “O fluxo de transferências não depende diretamente de nós, mas, como usuária do serviço, sei que, quando precisamos de um atendimento mais complexo, a transferência para Recife facilita a solução. No entanto, precisamos otimizar a forma como as transferências e atendimentos são feitos, para evitar que o usuário precise esperar demais.”

Por fim, a coordenadora abordou a revisão dos contratos com prestadores de serviços de saúde, uma demanda já analisada pela governadora Raquel Lyra. “A governadora fez uma avaliação e percebeu que o contrato do plano com os prestadores de serviços paga melhor do que muitos planos de saúde particulares. Por isso, não é aceitável que os usuários do plano ainda enfrentem insatisfações com o atendimento. Ela tem uma visão de mudança de chave, e estamos trabalhando para implementar essa transformação”, concluiu Iana, reafirmando seu compromisso com a melhoria contínua do sistema de saúde do Iassep.