IBAMA apreende 10 cargas de madeira ilegal em Petrolina e destina material a instituições públicas

0

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em Pernambuco realizou uma operação de fiscalização ambiental que resultou na apreensão de 10 cargas de madeira serrada, totalizando 460 metros cúbicos, no município de Petrolina, Sertão do São Francisco. A ação foi coordenada por agentes ambientais federais e teve como alvo o transporte irregular de madeira oriunda de desmatamentos ilegais na Amazônia.

Segundo o IBAMA, dez infratores ambientais foram autuados durante a operação. A madeira estava sendo transportada sem a devida documentação exigida pela legislação ambiental e foi interceptada com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

As cargas apreendidas encontram-se atualmente armazenadas no pátio da PRF, em Petrolina, e começaram a ser doadas para instituições públicas e entidades com atuação social, nesta quinta (11). Entre os beneficiários estão:

Município de Petrolina

Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão)

Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco

Exército Brasileiro

Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA)

A madeira doada será destinada a obras de interesse público, como cobertura de escolas, postos de saúde, igrejas e prédios de associações rurais e militares. A retirada do material será feita diretamente no pátio de veículos da PRF pelos órgãos contemplados.

De acordo com o superintendente do IBAMA em Pernambuco, a operação reforça o compromisso do órgão com o combate ao desmatamento ilegal e o uso sustentável dos recursos naturais. “Além de responsabilizar os infratores, conseguimos transformar um crime ambiental em benefício direto para a população”, destacou.