O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) começará, na próxima segunda-feira (30), a notificar as empresas de Pernambuco que ainda não responderam aos questionários das pesquisas econômicas. As empresas que não enviarem as informações solicitadas ficarão sem a certidão de quitação de informações estatísticas emitida pelo instituto, documento essencial para obtenção de benefícios e financiamentos junto à Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e outras instituições públicas.
As pesquisas econômicas estruturais do IBGE, iniciadas em abril, estão próximas do fim do prazo, e até o momento, 1.700 das 9.245 empresas selecionadas em Pernambuco (18,5%) ainda não enviaram os dados referentes ao ano de 2023. Os questionários estão disponíveis no site do instituto, e as notificações serão feitas por e-mail, em decorrência do descumprimento dos prazos previamente acordados com o IBGE.
Realizadas anualmente, as pesquisas têm o objetivo de orientar políticas públicas, calcular o Produto Interno Bruto (PIB), e subsidiar decisões de investimento tanto dos governos quanto dos setores industrial, construção civil, comércio e serviços, incluindo o turismo. Além disso, os estudos apontam as transformações econômicas de longo prazo no país.
O IBGE reforça que as informações fornecidas pelas empresas são confidenciais e serão usadas exclusivamente para fins estatísticos, conforme prevê a Lei 5.534/68 e o Decreto nº 73.177/73.