O Núcleo de Gestão Integrada (NGI) do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) deu início às reuniões preparatórias para o desenvolvimento do Plano de Manejo das Unidades de Conservação da Ararinha Azul. Este é um momento crucial para entender as atividades econômicas, sociais e ambientais da região e moldar um plano que respeite e valorize a cultura local, promovendo tanto a conservação da ararinha-azul e da Caatinga quanto o desenvolvimento sustentável da área.
Nas palavras de Claudia Campos, chefe do NGI em Juazeiro, “Este é um esforço conjunto para conservar nossa fauna e flora, enquanto buscamos novas oportunidades de desenvolvimento para a região. Queremos ouvir todos, entender suas necessidades e preocupações, e juntos, construir um plano de manejo que seja benéfico para todos”.
As reuniões estão sendo realizadas com diversas organizações locais, incluindo ONGs, associações, órgãos públicos e empresas. O cronograma completo das reuniões é o seguinte:
- 16/8 (Quarta), 8:30h – representações de Fundo de Pasto
- 17/8 (Quinta), 8:30h – Órgãos Públicos
- 18/8 (Sexta), 9h – Empresas
- 19/8 (Sábado), 13h – Associação Mina
- 20/8 (Domingo), 13h – Associação Salgado
Cláudia reforça a importância da participação da comunidade nessas discussões. “É fundamental que a comunidade participe dessas reuniões. Seu conhecimento e experiência são valiosos para o desenvolvimento de um plano que realmente atenda às necessidades locais e colabore com a conservação da ararinha-azul”.
Fonte: Ascom ICMBio