Poesias e anotações pessoais deram vida literária à obra rel’Atos da minha vida, da autora Eva de Castro Andrade, de 77 anos, residente no Bairro João XXIII, porém tendo vivido boa parte da sua vida no Bairro Lomanto Junior, em Juazeiro. A obra foi lançada no último dia 18, com a presença de familiares e amigos/as que adquiriram o livro autografado.
rel’Atos da minha vida reúne escrevivências da autora, que sempre gostou de registrar acontecimentos da família, da comunidade, da cidade onde vive. Consta também poesias, algumas delas direcionadas a entes da família.
Foi se deparando com essa produção que Reginaldo Carvalho, professor e doutor em Artes Cênicas, idealizou a produção do livro. “A literatura de Dona Eva tocou meu coração de artista desde o início. Eu vi, senti e entendi que o pensamento/sentimento dela era singelo e forte, precisando ser compartilhado”, lembra Reginaldo, que assina como idealizador e organizador do livro. Para ele, uma dificuldade foi a questão financeira para viabilizar a confecção do material, “o que aponta para a necessidade de ampliação de formas de acesso a recursos para publicação do pensamento literário de mulheres idosas e iniciantes no mercado editorial”.
Feliz com o evento de lançamento, Eva Andrade, externa a gratidão em ter nesse momento pessoas queridas para ela, as quais considera filhas/filhos. “Quanto às histórias do livro, foi uns relatos de muitas coisas diferentes uma das outras, mas minha vida e meu passado são esses mesmo”, declara a autora.
Mãe de três mulheres e um homem, Eva educou sua família e sempre foi referência para jovens da rua ou amigos/as de suas filhas e filho, além de sempre incentivar jovens a estudarem. Como vó e bisavó, já deixa parte da sua história registrada para essa e outras gerações.
A obra pode ser adquirida por meio de reserva, uma vez que nova tiragem será impressa.
Ascom Agência Chocalho