As áreas de Fisioterapia, Odontologia e Biomedicina foram destaque no último dia do evento (21)
No terceiro e último dia do II Congresso Multidisciplinar, realizado pela UNINASSAU Petrolina, as áreas de Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia e Biomedicina abordaram temas atuais e que têm sido cada vez mais debatidos no setor da saúde. Harmonização facial, captação de pacientes fora das redes sociais, terapia manual, avaliação psicológica para porte de arma e outros temas foram discutidos no último sábado (21).
As especialistas Fabiana Ribeiro e Tannandra Sampaio encerraram as palestras de Odontologia falando sobre a nova era da harmonização orofacial. “Ao contrário do que o meio digital tem nos incitado a pensar, a harmonização facial é uma especialidade que diz respeito muito mais à ciência do que à arte. Nós, profissionais odontólogos, precisamos, sim, da visão artística, mas para tratar, com segurança e responsabilidade, da saúde, e não somente da estética”, ressaltou Tannandra.
Ainda no campo das redes sociais, a nutricionista Adriana Fanaro apresentou um tema essencial para quem deseja trabalhar em consultórios: como captar pacientes fora da internet. “Essa ferramenta é um potencializador da mensagem que o profissional quer transmitir. Mas, antes de investir e estar nela, é preciso ser nutricionista na realidade e saber o que fazer quando está frente a frente com os pacientes. Isso só irá acrescentar na carreira”, pontuou.
O fisioterapeuta osteopata Allan Truman evidenciou a importante atuação da terapia manual no conceito moderno de dor. “O cuidado humanitário na hora de atender as pessoas pode fazer a diferença. Quando bem acolhido, o paciente cria uma expectativa maior no tratamento e, consequentemente, isso pode contribuir para ele se tornar mais eficaz”.
O diretor da UNINASSAU Petrolina, Sérgio Murilo Corrêa, demonstrou grande satisfação com o sucesso da segunda edição do Congresso. “Mais uma vez, o evento superou nossas expectativas e reforçou o papel da nossa Instituição na formação de profissionais cada vez mais aptos para o mercado de trabalho. Essa foi uma excelente oportunidade para promover a integração de diferentes áreas da saúde e dar relevância a temas atuais e que precisam ser discutidos”.
No período da manhã, a apresentação de artigos acadêmicos teve continuidade. Outras palestras que ganharam destaque foram “Avaliação psicológica para porte de arma”, “Obstetrícia: o protagonismo da enfermagem”, “A relação dos exames laboratoriais com a saúde estética” e “Biossegurança: navegando pelos desafios contemporâneos na área da saúde”.