Iluminação em áreas mais violentas de Pernambuco será uma das ações do Juntos pela Segurança

0

A melhoria da iluminação pública nas áreas mais violentas de Pernambuco será uma das primeiras ações do programa Juntos pela Segurança, que será lançado oficialmente nesta segunda-feira (31) pela governadora Raquel Lyra, em substituição ao Pacto pela Vida. Há meses o novo programa vinha sendo cobrado pela sociedade, cansada de tanta violência, e pelos políticos da oposição.  

Apesar de a iluminação pública ser uma atribuição que compete às prefeituras, o governo de Pernambuco entendeu que precisa fazer investimentos na área para conseguir avançar na prevenção aos crimes.

Pesquisas sempre indicaram que as investidas criminosas diminuem nas localidades mais iluminadas. Porém, de fato, faltam às gestões municipais vontade política de disponibilizar mais recursos para a prevenção à violência – assunto tratado, em geral, como um problema unicamente do Executivo Estadual. 

Estatísticas da Secretaria Estadual de Planejamento indicam, por exemplo, que 40% das 1.791 mortes violentas registradas pela polícia no primeiro semestre de 2023 aconteceram no horário noturno. Do total de vítimas, 50% tinham entre 18 e 30 anos. 

O governo estadual prevê um investimento de R$ 35 milhões para “iluminar” os territórios onde há maior incidência de homicídios. Mas também levará em consideração os locais com mais crimes de roubos a transeuntes, roubos de veículos e violência contra a mulher. 

Nos estudos realizados para a construção do Juntos pela Segurança, que contou com um diagnóstico em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), ficou claro que não bastava investir apenas em ações contra as mortes violentas, mas que também são necessários recursos contra os crimes patrimoniais (cujas investidas ocorrem principalmente à noite). 

Pernambuco está há 26 meses consecutivos com alta nos roubos de veículos, conforme apontam os dados da Secretaria de Defesa Social (SDS). No primeiro semestre deste ano, 7.090 ocorrências foram somadas pela polícia. O aumento é de 28,4% em relação ao mesmo período de 2022, quando 5.520 motoristas foram abordados e tiveram os seus veículos levados pelos criminosos.

Quase 30% dos casos registrados em 2023 estão concentrados no Recife. 

Investimentos em inteligência policial para identificar e desarticular organizações criminosas também estão no radar. 

Fonte: JC