Incerto sobre 2022, Aero busca antecipar eleição para se manter presidência da Câmara de Petrolina

0

Sem fazer alarde, porém com muita determinação, o presidente da Câmara Municipal de Petrolina, o vereador Aero Cruz, realizou a tramitação para antecipar a eleição da mesa diretora da Casa Plínio Amorim. Fontes ligadas à presidência do Legislativo confirmaram a manobra e afirmaram que a votação está prevista para a próxima terça-feira (30).

A antecipação da escolha dos membros da mesa para o biênio 2023/2024, tem se mostrado uma tendência entre os legisladores municipais. Em Arcoverde, os vereadores realizaram em junho a eleição que definiu a nova direção da Câmara local do segundo biênio (2023-2024), com a reeleição do atual presidente , Wevertton Siqueira, conhecido como Siqueirinha (PSB). A medida, entretanto, foi questionada por quatro vereadores daquela cidade (Luciano Pacheco (MDB), João Taxista (PSB), João Marcos (MDB), Sargento Brito (PTC) e Luiza Margarida (PSB)) e o Ministério Público emitiu um parecer solicitando uma nova eleição para mesa diretora “em sessão a ser realizada em dezembro de 2022, último mês do primeiro biênio da legislatura”.

Em Petrolina, Aero assumiu o comando da mesa em fevereiro deste ano. Em sua administração, efetuou a reforma do plenário e de outras estruturas físicas do prédio.  Além disso  foi autor do polêmico projeto de Lei que instituiu o aumento da cota de combustíveis, barrada através de uma ação popular julgada procedente pela Justiça de Pernambuco.

Por crer na sua popularidade entre os pares, Cruz teria optado pela antecipação.  Talvez, por sentir-se inseguro em fazer sua articulação num cenário onde o atual prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, esteja ausente em consequência da disputa pelo governo do estado.

Agora, resta saber se Aero seguirá em frente com seu plano eleitoral, se vai manter a atual composição da mesa ou se abrirá vagas para assegurar seu projeto de presidir a Casa Plínio Amorim por quatro anos. A sorte está lançada sobre os destinos da Câmara Municipal de Petrolina.