Com o tema “A inclusão precisa tornar-se rotina”, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, iniciou nesta quarta-feira (9), a Jornada Formativa para Profissionais de Apoio ao Estudante com Deficiência. A formação, voltada aos assistentes educacionais que atuam diretamente com estudantes da Educação Inclusiva, acontece até sexta-feira (11) e reúne profissionais que exercem papel fundamental no cotidiano das unidades escolares da rede municipal.
Durante os encontros, os participantes vivenciam momentos teóricos e práticos com foco no desenvolvimento de estratégias para ampliar a interação, a autonomia e a aprendizagem dos estudantes com deficiência. A programação conta com 10 salas temáticas, cada uma conduzida por um palestrante especialista em uma deficiência ou transtorno específico, abordando temas como bullying, intervenções sensoriais, primeiros socorros no âmbito escolar e seletividade alimentar. De acordo com a formadora Flávia Sena, um dos pontos centrais é fortalecer o olhar dos assistentes para a importância da convivência. “A interação é algo muito importante, porque a criança está em fase de desenvolvimento e, quando está com outras crianças ou com professores, se conecta, aprende, cresce e se sente parte. Trabalhar a interação é essencial”, destacou.
A formação tem sido bem recebida pelos participantes. A assistente educacional Maria Roberta comentou que o conteúdo tem sido transformador. “Estou aprendendo muita coisa que ainda não sabia, principalmente sobre como interagir com as crianças nas brincadeiras. Vai facilitar muito meu trabalho, foi ótimo essa iniciativa.” A assistente Alessandra Oliveira também reforça a importância do encontro. “Está sendo muito proveitoso. Nesse formato conseguimos interagir com outros participantes. A equipe está de parabéns. Muitas dúvidas que eu tinha foram sanadas. Ficou mais evidente o nosso trabalho enquanto assistente. O papel do assistente vai muito além do que imaginávamos, “, completou.
A Jornada Formativa é promovida pelo Centro de Educação Inclusiva de Petrolina (CEIP) e faz parte do calendário de formações continuadas que a gestão municipal vem fortalecendo ao longo do ano, com o objetivo de qualificar e valorizar os profissionais da educação e garantir um ambiente mais inclusivo, acolhedor e respeitoso para todos os estudantes da rede.
Texto: Assessora de Comunicação da Secretaria de Educação e Esporte
Fotos: Deivid Menezes