Com programação alusiva à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto, a Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, promoveu uma caminhada na manhã desta sexta-feira (01), na Av. Chefic Khoury, localizada no bairro João Paulo II. Reforçando o compromisso com a causa, a iniciativa abordou o tema: ‘Caminhada unidos pela inclusão’.
Realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), junto a equipe do Espaço Humanizar e Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (NAPSI), coordenados pela Superintendência Pedagógica da Seduc, a ação contou com cerca de 350 estudantes, além dos professores, coordenadores e equipe gestora da unidade de ensino, familiares e comunidade local, que aderiu a programação em apoio às pessoas com deficiência.
“A perspectiva da caminhada de inclusão, foi atender as orientações oferecidas pela equipe do Espaço Humanizar e NAPSI, que coordenaram todo o processo de promoção, conscientização e sensibilização para toda a comunidade escolar estimulando ações de inclusão, somada a atitudes de amor, empatia, solidariedade, humildade e respeito, além de levar para toda a comunidade local do João Paulo II e bairros circunvizinhos, orientações gerais sobre o acolhimento desse público”, explicou a gestora da Escola Municipal Dom Avelar Brandão Vilela, Yandria Matos.
Andréa de Castro, mãe do estudante e também pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Davi Ribeiro, compartilhou o sentimento de poder participar da programação. “Como mãe atípica, fico muito feliz de ver a escola promovendo eventos como este, proporcionando a oportunidade para famílias de pessoas com deficiência, podermos trabalhar em conjunto no combate ao preconceito e na promoção de conscientização. Essa caminhada é uma forma de chamar atenção para o direito à igualdade das pessoas com deficiência, que precisam de inclusão e acesso a todos os lugares. Só tenho a parabenizar a escola pela iniciativa, e pelo tratamento dado aos alunos que nunca sofreram qualquer forma de exclusão”, declarou Andréa. Entusiasmado, o estudante Davi Ribeiro, completou a fala da sua mãe. “Eu estou me sentindo com coragem. Com muita alegria e felicidade”, destacou Davi.
Presente na ocasião, a coordenadora do Núcleo de Atendimento Psicossocial e Inclusão (NAPSI), integrado ao Espaço Humanizar da Seduc, Jumária Monteiro, falou sobre a proposta da iniciativa. “A programação da Semana da Pessoa com Deficiência acontece em rede nacional, e aqui no município de Juazeiro nós propomos um momento de mobilização para a sociedade se sensibilizar com essa pauta tão importante. Nesse sentido, a Secretaria de Educação, por meio da Superintendência Pedagógica da Seduc, Espaço Humanizar, NAPSI e comunidade escolar, se juntaram para orientar a sociedade sobre os direitos da pessoa com deficiência, convidando a população para o cumprimento do que prevê o estatuto, para o pleno exercício da cidadania”, concluiu Jumária.
—
Fonte: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ
Fotos: Luan Medrado – Ascom/PMJ