O vereador Elismar Gonçalves (PSD), em entrevista ao programa Painel 100,7, desta segunda-feira (21), falou sobre o seu futuro político e o balanço da sua atuação como vereador na Casa Plínio Amorim, destacando também o seu compromisso com os petrolineses.
“Eu participei de três eleições: 2012, 2016 e 2020, onde ganhamos as três eleições para vereador de Petrolina. Surgiu esse desafio de compor a chapa com Dr.Júlio na vice, foi uma experiência que muito me honra e também de conhecer ainda mais a nossa cidade, as áreas de sequeiro, as áreas ribeirinhas, as periferias e o Centro. A gente teve um ganho político e foi uma honra muito grande andar nesses quatros cantos da cidade ao lado de Dr. Júlio. Ele que está se recuperando muito bem, graças a Deus, dessa última cirúrgia”.
(Foto: Beatriz Granja/ GRFM)
Vida política para 2025:
O candidato a vice na chapa de Júlio Lóssio (PSDB) esclareceu os desafios políticos para 2025 e delimitou seu grupo político. “Na política você tem a oportunidade de galgar outros espaços, para poder disputar e estar à disposição de um time, de um grupo e fazer a política acontecer. Eu finalizo o mandato em 31 de dezembro, a partir de janeiro, vou organizar outras coisas de ordem pessoal, das roças e poder cuidar. Natural, estão surgindo outras propostas e convites e eu costumo dizer que quem milita na política vai continuar militando mesmo tendo mandato ou não. Um grande exemplo disso foi Doutor Osvaldo Coelho que perdeu o mandato, mas continuou contribuindo para a cidade com suas ideias e isso me inspira. Vou continuar seguindo esse exemplo mesmo sem mandato”.
Trabalhos no Legislativo – Balanço mandato atual:
“Tivemos indicações e requerimentos que são de praxe, emendas impositivas que, se não foram votadas se tornam na verdade muito peças fictícias, porque vota o orçamento de um ano para o ano seguinte, mas os gestores não são obrigados cumprir. Alguns municípios no país já adotaram emendas impositivas que são dois por cento da receita correta ilícita do mês anterior metade disso tem que ir para saúde e para o social. Além de você beneficiar educação, saúde, títulos de cidadão e medalhas, em tese, o que destaco são os projetos que apresentamos. A gente sempre teve dificuldade em executar um projeto porque o poder público municipal tem hoje até chamo a atenção da Câmara, a exemplo do ‘Festival de Aboio e Toadas’ que criamos, o município alega falta de recursos, sendo que a gestão tem recursos para várias outras coisas para dar mais visibilidade ao homem do campo”, contou Elismar.
Renovação na Câmara:
“Uma renovação de sete novos nomes eleitos, em 2012 tiveram 12 novos nomes que chegaram à Câmara de Vereadores. Teve muita surpresa, como Ruy Wanderley, eu contava como certo porque ele sempre foi muito organizado com as questões de formar partidos e fez dois: Roberto da Gráfica, do bairro José e Maria, e Cláudia do bairro Henrique Leite. Você observa que a cidade, ela votou em lideranças, pessoas voltadas a sua região. Eu espero que dependendo da situação ou oposição os vereadores que estarão na Câmara olhem para Petrolina”.
Ao final da entrevista, o vereador Elismar agradeceu os 52.224 votos recebidos na eleição deste ano e ressaltou que eleição se ganha, e também se perde. Na oportunidade, o vereador citou como exemplo os desafios da política.
“O atual ministro da Educação, que foi governador que foi eleito, reeleito, e senador, perdeu em 2012 para prefeito de Barbalha (CE), 2014 ele é eleito e depois é reeleito senador, e isso faz parte do cenário político. Levo de lição dos três mandados e dessa disputa, é que a política tem que ser um sacerdócio como falava o saudoso Doutor Osvaldo Coelho”.