Inscrições abertas da convocatória de artistas e grupos para o São João da Retomada

0
Foto: Renato SpencerSanto Lima Data: 27-06-2010 Assunto: SAO JOAO - ALIANCA - FUNDARPE - Na foto destaque para Quadrilha Lumiar, no encontro de quadrilha do Sao Joao, em Alianca, Zona da Mata Norte de Pernambuco.

Estão abertas as inscrições da convocatória artística do Ciclo Junino 2022, promovido pelo Governo de Pernambuco. Com o tema São João da Retomada, a convocatória tem o objetivo de contratar artistas, grupos e agremiações para compor a programação de atrações em dezenas de municípios pernambucanos que pretendem realizar seus festejos juninos este ano. 

Promovido pela Secretaria Estadual de Cultura (Secult-PE), Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), Secretaria Estadual de Turismo (Setur-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o chamamento público é voltado para atrações nas categorias de Cultura Popular, Dança e Música. Clique AQUI e confira a convocatória. 

Clique AQUI e saiba como se inscrever no Prosas.

As inscrições das propostas artísticas deverão ser feitas até as 17h59 do próximo dia 25, pela plataforma Prosas (www.prosas.com.br/editais/11146-convocatoria-do-ciclo-junino-de-pernambuco-2022). O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 9 de junho deste ano.

Para este ano, artistas e grupos que tiveram habilitação nos editais dos Ciclos Juninos promovidos pela Fundarpe/Empetur em 2018 e 2019, mesmo que não tenham sido contratados, estarão automaticamente habilitados, devendo apenas apresentar a documentação completa e atualizada, conforme descrito na convocatória. 

O secretário Estadual de Cultura, Oscar Barreto, ressalta a importância do formato de chamamento público dos artistas. “A convocatória é a reafirmação de uma conquista importante dos fazedores de cultura e marca mais um passo da retomada da cultura neste ano. Todo o foco do investimento do Estado para os ciclos pretende atender uma demanda da classe artística, em conjunto com o que foi construído pela política cultural, e no nosso São João não seria diferente”.

Para Severino Pessoa, presidente da Fundarpe, a convocatória para a formação da grade de programação artística do São João da Retomada é uma importante ferramenta para a classe cultural. “O Ciclo Junino é um momento importante que temos para difundir nossa cultura e valorizar artistas locais. Queremos promover uma festa integrada e contamos com a adesão dos artistas no chamamento público para fazer um São João rico e tradicionalmente pernambucano”.

A secretária Estadual de Turismo e Lazer, Milu Megale, celebra o retorno às grandes festas públicas no Estado, responsáveis por atrair milhares de turistas a Pernambuco. “Além de ser uma festa muito tradicional, que motiva os pernambucanos, o São João movimenta a nossa economia, gera empregos em diversos setores da cadeia do turismo. Tenho certeza de que faremos o maior São João de todos os tempos!”, vibra a gestora.

O presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, reitera a importância de realizar um grande São João como parte da retomada do turismo do Estado. “Estamos em plena retomada do turismo, com a recuperação da malha aérea, bons índices no volume das atividades turísticas, então o São João chega como um produto muito importante neste momento. É uma festa que o pernambucano sabe fazer como ninguém e que encanta os turistas”, conclui.

Serviço:

Convocatória do Ciclo Junino de Pernambuco 2022

Inscrições até às 17h59 de 25 de maio de 2022

Link para inscrição: www.prosas.com.br/editais/11146-convocatoria-do-ciclo-junino-de-pernambuco-2022