As inscrições para o Programa Universidade para Todos, o ProUni, do segundo semestre de 2019, começam nesta terça-feira (11). Os interessados em conseguir uma bolsa de estudo em uma instituição particular de ensino superior terão até esta sexta (14) para fazer a inscrição pela internet.
Para se candidatar é preciso ter feito o Enem do ano passado, ter obtido uma nota mínima de 450 pontos na média aritmética nas provas e não ter tirado zero na redação. Outra exigência é que o aluno não tenha diploma de curso superior.
Vale destacar ainda que outro requisito para concorrer a bolsa é que o aluno tenha cursado o ensino médio completo em escola pública ou em instituição privada como bolsista integral. Também podem participar do programa estudantes com deficiência e professores da rede pública.
Existem dois tipos de bolsas: as parciais e as integrais. As bolsas de estudo parciais oferecem 50% do valor da mensalidade. Já as integrais são de 100%. As bolsas parciais contemplam os candidatos que têm renda familiar bruta per capita de até 3 salários mínimos. Já as bolsas integrais são destinadas a estudantes com renda familiar bruta per capita de até um salário mínimo e meio.
A divulgação do resultado da primeira chamada está prevista para próxima terça-feira, dia 18 de junho. Já a segunda chamada será no dia 2 de julho.
Quem for pré-selecionado deverá ir à instituição de ensino escolhida para comprovar as informações entre os dias 18 e 25 de junho. E, aqueles que forem selecionados na segunda chamada, terão que comparecer a instituição de 2 a 8 de julho. A lista de espera, caso as vagas não sejam ocupadas, fica disponível no site para consulta pelas instituições de ensino no dia 18 de julho. (com informações Agência do Rádio Mais)