A partir desta segunda-feira (29), até o dia 3 de dezembro, inscritos que não compareceram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por estarem com sintomas de doenças infectocontagiosas, poderão solicitar a reaplicação da prova por meio da Página do Participante. Será necessário anexar documentação que comprove a condição de saúde.
O prazo de solicitação para reaplicação também vale para as pessoas afetadas por problemas logísticos, de infraestrutura ou por outras ocorrências previstas em edital. Quem tiver a solicitação aprovada poderá participar da reaplicação, que ocorrerá nos dias 9 e 16 de janeiro de 2022.
Nessas datas, o Inep também aplicará o exame para Pessoas Privadas de Liberdade ou sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, e para os participantes que se inscreveram entre 14 e 26 de setembro, após nova oportunidade para os que faltaram ao Enem 2020 e só conseguiram a isenção na taxa de inscrição para a prova deste ano após o fim do prazo de solicitação.
O gabarito das 180 questões aplicadas nos últimos dois domingos deve ser divulgado até a próxima quarta-feira, 1º de dezembro, segundo informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Ainda não há data oficial para a divulgação das notas individuais dos que realizaram as provas, mas isso só deve acontecer após a última aplicação do exame, que, como já foi adiantado acima, ocorrerá no dia 16 de janeiro.
As datas para início das inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que dá acesso às universidades públicas do país, e para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas em universidades particulares, também não foram divulgadas até o momento. As notas também servem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), ainda sem data para início das inscrições.
Balanço da aplicação
O ministro da Educação, Milton Ribeiro, e o presidente do Inep, Danilo Dupas, apresentarão o balanço da aplicação do segundo dia de Enem 2021, realizado nesse domingo (28), em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, às 16h, na sede do Ministério da Educação, em Brasília. (Fonte: Folha PE)