Os alimentos arrecadados durante o projeto São João Solidário 2023, realizado pelo programa Transforma Petrolina, foram distribuídos nessa terça-feira (04) para 27 instituições sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social do município. Ao todo, o projeto arrecadou 4.050,4 kg na campanha que envolveu comunidade, poder público, empresas parceiras e escolas com o objetivo de acelerar soluções voltadas para o desenvolvimento social.
Os donativos do São João Solidário foram recebidos durante o período junino e estavam armazenados no ponto de entrega das doações “Central do Bem”, que fica dentro da sede do Transforma Petrolina, no Parque Josepha Coelho. A separação e triagem dos itens contou com voluntários das instituições sociais e uma equipe do Transforma que acompanhou toda a logística e distribuição para as entidades.
Nesta etapa, foram beneficiadas as seguintes instituições: Borboletas do Vale; Grupo Iluminados; Petrape; Casa Anjo; O Bem Libera o Bem; Cantinho do Aconchego; Id Somos Luz; Fevasf; ONG Ajudar; K’Entre Nós; Crelps; Crelps Loié; Manaain ; Anjos do Sertão; AAMAVASF; APAE ; Fejem; Moringa; AfibroVaSF; Aliança do Bem; Casa de Vó; Casa Geriatrica; Fundação Nilo Coelho; AAT; ONG Proteger; Casa de Passagem; Coração Solidário e Água Para Irmãos com Sede. Já as entidades de proteção animal, que também fazem parte do São João Solidário, como: Projeto Oxente, Ong Proteger, Cactus Pet, Projeto Salve Anjos Pet e Arca Pet serão beneficiadas com os recursos do Leilão Solidário que atenderá as 32 instituições participantes.
De acordo com a coordenadora voluntária do Transforma Petrolina, Alinne Durando, esse tipo de ação é uma estratégia para potencializar a pauta do voluntariado e da solidariedade em toda e qualquer atividade que surgir no município. “Estamos atentos às necessidades dos mais vulneráveis e prontos para mobilizar toda sociedade para ajudar no que for preciso”, destaca.