A rampa de descida da Ponte Presidente Dutra, no sentido Petrolina-Juazeiro, será interditada totalmente a partir deste sábado (25). A interdição começou de forma parcial na última quarta-feira (22) e foi definida durante reunião entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a empresa responsável pela travessia urbana em Juazeiro (BA) e a prefeitura do município.
De acordo com o DNIT, as interdições parciais realizadas ao longo da semana serviram como simulações para organizar o trânsito e orientar os condutores. As ações ocorreram na quarta-feira, das 15h às 17h; na quinta-feira (23), das 9h às 11h; e na sexta-feira (24), das 7h às 9h. No entanto, a partir deste sábado, o trecho será totalmente interditado, sem horário de liberação.
O objetivo da interdição, segundo o órgão, é verificar os efeitos das mudanças no tráfego e reduzir transtornos para motoristas e pedestres. Durante o bloqueio, os condutores que vêm no sentido Petrolina/Bairro Santo Antônio, em Juazeiro, devem utilizar as rampas de acesso ao supermercado G Barbosa e à AABB como rotas alternativas.
O local estará devidamente sinalizado, e agentes de trânsito continuarão presentes para orientar motoristas e monitorar o impacto das intervenções.
Histórico da Ponte Presidente Dutra
Inaugurada em 16 de junho de 1954, a ponte rodoferroviária Presidente Eurico Gaspar Dutra é um importante símbolo de integração entre Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). Com 801 metros de extensão sobre o Rio São Francisco, a ponte é parte da BR-407 e movimenta cerca de 40 mil veículos diariamente.
Devido ao aumento no fluxo de veículos ao longo dos anos, a ponte passou por ampliação. Em 2011, foi concluída a duplicação do lado petrolinense. Já as obras na extensão do lado de Juazeiro começaram em 2023 e têm conclusão prevista para 2025. A finalização de toda a travessia urbana, que inclui obras de esgotamento sanitário e outros ajustes, está prevista para julho de 2026.
Motoristas que utilizam o trecho devem ficar atentos às orientações e planejar rotas alternativas para evitar congestionamentos.