Internacional: Mais de 4,4 milhões de ucranianos já fugiram do país

0
Ukraine's biggest national flag flies in Kyiv on February 26, 2022. - After Ukrainian forces said they had repulsed a Russian attack on their capital on February 26, President Volodymyr Zelensky shot a selfie-style video to vow to stay and fight on. "I am here. We will not lay down any weapons. We will defend our state, because our weapons are our truth," he declared, denouncing as disinformation claims that he had surrendered or fled. (Photo by GENYA SAVILOV / AFP)

Mais de 4,4 milhões ucranianos fugiram do país desde a invasão ordenada pelo presidente russo, Vladimir Putin, em 24 de fevereiro, de acordo com os dados atualizados pelo Alto-Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur).

O Acnur contabilizou hoje 4.441.663 refugiados ucranianos, mais 59.347 do que na sexta-feira. Desde a Segunda Guerra Mundial que a Europa não assistia a um afluxo de refugiados tão grande.

Cerca de 90% dos que fugiram da Ucrânia são mulheres e crianças, dado que as autoridades ucranianas não permitem a saída de homens em idade militar devido à lei marcial.

A ONU também estima o número de deslocados internos em 7,1 milhões, segundo dados da Organização Internacional para as Migrações (OIM), divulgados na passada terça-feira.

No total, mais de 11 milhões de pessoas, ou seja, mais de um quarto da população, tiveram que abandonar as suas casas e atravessar a fronteira para chegar aos países vizinhos ou encontrar refúgio noutras localidades da Ucrânia.

Antes do conflito, a Ucrânia tinha mais de 37 milhões de habitantes, sem incluir a península da Crimeia (sul), que foi anexada pela Rússia em 2014, e as regiões de Donetsk e Lugansk controladas por separatistas pró-russos.

(Agência Brasill-foto:Reuters)