Investigação buscará explicar causas de acidente com avião da Voepass

0

A investigação para descobrir os motivos que causaram a queda do avião da Voepass em Vinhedo, interior de São Paulo, será realizada por equipes da Polícia Civil de São Paulo, Polícia Federal e integrantes da Força Aérea Brasileira, através do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA).

O acidente, que causou a morte de 61 pessoas entre passageiros e tripulantes, é o maior da aviação brasileira desde 2007, quando um avião da antiga TAM (atual Latam) saiu da pista do Aeroporto de Congonhas e atingiu um edifício da própria companhia, matando mais de 150 pessoas.

Sem comunicação de emergência
Segundo o chefe do Cenipa, Brigadeiro Marcelo Moreno, não houve comunicação de emergência durante o voo da Voepass, que caiu no início da tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, no interior de São Paulo.

“O que nós temos até o momento é que não houve, por parte da aeronave, comunicação entre os órgãos de controle de que haveria uma emergência”, afirmou Marcelo Moreno.

O Cenipa confirmou que, às 13h22 de sexta-feira, houve a perda de comunicação entre a aeronave e o controle aéreo. O representante explicou que esse registro de contato, entre o avião e a central de controle, é o que faz com que o órgão estipule o horário do acidente.

“Uma vez que a aeronave sai, ou ela pousa, ou ela perde essa informação, em acidentes aeronáuticos, nós entendemos que foi aquele momento em que a aeronave teve contato com o solo”, explicou Moreno.

(com informações da CNN Brasil)