Desde 1971, a ‘Jecana do Capim’ costuma atrair, em média, cerca de 10 mil pessoas todos os anos. O evento, que faz parte do calendário junino começa amanhã (31), com missa às 19h na igreja católica local, e segue até domingo (02) e alia tradição cultural e a geração de oportunidades para empregos indiretos e comércio.
Além de muito forró e a corrida de jegues com um total de prêmios em até R$ 30 mil, a movimentação da festa aquece o comércio local e garante uma maior circulação de renda entre os negociantes locais, estimulando também a geração de empregos indiretos. Na vila, onde moram quase 100 famílias, existem quatro bares fixos, sete restaurantes, cerca de 50 ambulantes que estarão expondo seus produtos, além dos comerciantes em barraquinhas.
“A Jecana do Capim foi criada na gestão do saudoso prefeito Simão Durando que deu todo o incentivo para a primeira edição. De lá para cá, ela cresceu e se tornou uma das manifestações culturais mais autênticas em Petrolina. Hoje, ela gera emprego e renda para muitas pessoas, vem jegueiros de vários estados do Nordeste participar desse grande momento de alegria em que o povo sertanejo celebra como parte da cultura regional”, destacou o secretário de Governo e Agricultura, Simão Durando Filho.
Programação
No sábado (1º), às 14h terá início o ‘Torneio de Futebol Júlio José dos Santos’, no campo da comunidade. Às 17h, haverá a ‘Jegueada’ dentro da vila, no mesmo percurso da corrida e à noite estarão abertas as barracas e haverá shows a partir das 20h com as atrações musicais César Tenório, Suzana Coelho e Sérgio do Forró.
No domingo (2), às 9h, acontecerá a tradicional Corrida de Jegue, em seguida, o ‘Forró do Poeirão’ com shows dos artistas Guilherme Dantas e Victor Fernandes.