Jornada Pedagógica da rede municipal de ensino de Juazeiro reúne mais de 2 mil profissionais da educação

0

Em clima de festa e reencontro, a Jornada Pedagógica da rede municipal de ensino de Juazeiro reuniu, nesta terça-feira (04), na Primeira Igreja Batista, mais de 2 mil pessoas, entre secretários escolares, articuladores, professores, coordenadores pedagógicos, gestores e vice-gestores escolares. Com o tema, “Vamos lá fazer o que será, para a educação de Juazeiro brilhar”, o evento marcou o início do ano letivo e o anúncio do reajuste anual dos professores em 8%.

Na mesa de abertura, acompanhado da secretária de Educação, Maéve Melo, do vice-prefeito, Tiano Felix, dos deputados estaduais, Zó e Roberto Carlos, e de diversas autoridades, o prefeito Andrei Gonçalves convocou a rede municipal de ensino para uma grande missão. “Eu estou na condição de prefeito porque um professor um dia me ensinou e, agora, estamos juntos para fazer da educação de Juazeiro a melhor do Brasil. Nós vamos mudar a história da educação de Juazeiro”, frisou o gestor.

A secretária Maéve Melo também reforçou a necessidade do trabalho conjunto de toda a rede para melhorar os indicadores educacionais do município. “Este é um ano em que a gente vai trabalhar dia e noite para reverter os indicadores e melhorar a educação de Juazeiro, porque sabemos que os nossos resultados já foram melhores. O nosso objetivo é fazer o aluno aprender e, para isso, precisamos oferecer as condições para que o professor faça o seu melhor na escola. O professor não está sozinho, nós estamos juntos”.

Jornada Pedagógica

A Jornada Pedagógica representa um momento de acolhimento e de discussão de temas significativos para a educação. Este ano, a programação incluiu, além da participação das autoridades, a palestra “Para ter o futuro desejado é preciso realizar o presente necessário”, conduzida pela jornalista Gisa Ramos e a versatilidade da música Juazeirense, com Targino Gondim, Maurício Dias e a Banda Encrespa.

A palestra magna “Por uma educação efetiva na era inclusiva”, foi ministrada pela professora Dra. Karla Luz, coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Em sua participação, a professora destacou a importância de cuidar da saúde mental dos professores para que eles possam fortalecer a educação inclusiva.

Para Sheila Janda Santos da Silva, que é professora da Escola Municipal Professora Helena Araújo Pinheiro, no bairro Padre Vicente, a Jornada Pedagógica é um momento de fortalecer a rede municipal para o início do ano letivo. “Participar da Jornada nos traz ânimo, nos fortalece para cumprir o nosso objetivo final, que é proporcionar uma aprendizagem significativa para todos os alunos da rede e oferecer o melhor da nossa escola”.

A Jornada Pedagógica foi transmitida ao vivo. O vídeo completo está disponível na plataforma TV Escola Juazeiro: tvescola.juazeiro.ba.gov.br.

Reajuste do Magistério

Durante a Jornada Pedagógica, o prefeito Andrei Gonçalves anunciou, ainda, o reajuste anual do magistério municipal em 8%. O percentual está acima da inflação e é superior ao determinado pelo Governo Federal para o Piso Nacional do Magistério, que foi de 6,27%.

Fotos: Gilson Pereira

Ascom Seduc/PMJ