Moradores do Bairro Santa Luzia reclamam da situação das quadras de vôlei e de futebol da rua 7 do bairro Santa Luzia em Petrolina. Jovens que utilizam os espaços foram acometidos pelo bicho geográfico, parasita presente no intestino e nas fezes de cães e gatos que circulam nesses locais e que se hospeda na pele de seres humanos, causando irritação e muita coceira.
Em participação no programa Nossa Voz desta segunda-feira (21), o líder comunitário do bairro Santa Luzia, Francisco Luiz Dias de Souza, informou que atualmente três jovens estão com a doença de pele causada por uma verminose, a larva migrans, e que já entregou um abaixo-assinado no gabinete da prefeitura, da Secretaria de Saúde e também da Secretaria de Esportes de Petrolina explicando a situação e pedindo providências.
“Há mais ou menos quatro ou cinco meses, mais de 13 garotos se contaminaram com o bicho geográfico, transmitido pelas fezes de animais, cachorro, gato. Lá na quadra de vôlei, muitos cachorros têm acesso porque não tem proteção nenhuma e agora novamente começou tudo de novo. Os meninos estão me procurando, estão sendo contaminados pelo bicho geográfico, popular germe de cachorro, e a gente precisa de uma providência porque esses meninos estão se contaminando constantemente”, informou Francisco.
Eles gostariam que as quadras fossem cercadas, que os animais de rua fossem recolhidos e os grandes (tem jegues também por lá) fossem apreendidos e os donos notificados.
A redação do Blog Nossa Voz entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) que informou em nota que, no momento, não existe recurso disponível para atender a solicitação dos moradores, mas o pedido será avaliado para que seja atendido futuramente.