Juá Literária: Tenda das Palavras celebra o encontro entre literatura, música e cinema em Juazeiro

0

Com a aproximação do Festival Juá Literária, em Juazeiro (BA), a expectativa aumenta para apreciação dos diversos espaços e atrações que irão integrar o evento.

Entre os dias 22 e 25 de outubro, a Tenda das Palavras, instalada no Espaço das Editoras, receberá uma programação diversificada que reunirá autores, artistas e educadores em torno de debates sobre literatura, arte, música e cinema.

A abertura acontece no dia 22 de outubro, com apresentações das escolas do município, seguida da mesa “Festas e Feiras Literárias”, com Ester Figueiredo, Sandro Magalhães e Fabiano Piúba. Em seguida, haverá a apresentação dos Projetos Estruturantes. À tarde, a programação recomeça com mais uma abertura cultural das escolas e a mesa “Escritas e Olhares da História Real”, com Itamar Vieira Junior e mediação de Antonio Veronaldo. Logo depois, a mesa “Literatura na Educação Antirracista” trará Kalypsa Brito e Marcos Cajé, encerrando o dia com a apresentação do Coletivo A Voz de Uma Mulher.

No dia 23 de outubro, a programação inicia com os Projetos da Educação (Estado e Município) e segue com a mesa “Entre Leituras e Brincadeiras na Literatura Infantojuvenil”, com Socorro Lacerda e Mari Bígio. Em seguida, Maciel Melo e Jessier Quirino dividem a mesa “Histórias, Poesias e Canções”. À tarde, após nova abertura cultural, o público acompanha a mesa “Cinema e Literatura pelas Cidades de Deus”, com Letícia Sabatella e Paulo Lins, sob mediação de Jackson Costa. O dia encerra com o diálogo “Cultura e Juventude”, com Targino Gondim e Érica Dayane, e apresentação de Joyce Guirra. “Quero prestigiar toda a programação, que é riquíssima”, afirmou Socorro, destacando ainda a importância do festival como política pública de leitura.

Já no dia 24, a Tenda das Palavras abre espaço para o diálogo entre literatura e música com a mesa “Papo de Música”, que reúne Russo Passapusso e Ana Mametto, mediada por Emanuel Andrade. Em seguida, acontece “Vozes Potentes”, com Luna Vitrolira e Calila das Mercês, e, no turno da tarde, a aguardada mesa “Telas do Vale – Cinema e Literatura”, com Chico Egidio, Alex Moreira e Wllyssys Wolfgang. O público também poderá acompanhar o debate “Literatura Poética Originária”, com Gean Ramos Pankararu e Antonio Marinho, e o Bate-Papo Musicado com Juliano Holanda e Joana Terra.

Encerrando a programação, no dia 25 de outubro, a tenda abre novamente com os projetos da educação e apresenta a mesa “O Rio da Nossa História”, com Odomaria Bandeira, Coelhão e Josemar Pinzoh. À tarde, o destaque será a mesa “Palavras, Poesias e Pensamentos”, que reúne Xico Sá, Cida Pedrosa e Sidney Rocha, com mediação de Fabiano Piúba. Na sequência, a mesa “O Reverbo de Outras Vozes” contará com Camila Yasmine, Luiza Brito, Fatel e PC Silva, que também encerram o dia com uma apresentação especial.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação (SEDUC), dentro do Programa Juá Literária, com apoio da Editora IMEPH, Ande Livros, Governo do Estado da Bahia e Fundação Pedro Calmon, e produção da Carranca Produções e Entre Versos e Canções Produções Artísticas.

Com curadoria do poeta e cantador Maviael Melo, o Festival Juá Literária é a culminância do programa municipal que integra educação, cultura e arte, celebrando a leitura e os diversos modos de narrar o mundo.

Mais informações no instagram @jua.literaria

Ascom/PMJ