As matrículas para alunos novos na Rede Municipal de ensino de Juazeiro iniciaram na última segunda-feira (25) e, até o momento, mais de 34 mil já estão matriculados, entre renovações automáticas e matrículas novas. A Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) do município ainda disponibiliza aproximadamente 2 mil vagas para matrículas, e as inscrições online podem ser realizadas até o dia 05 de fevereiro, através do Portal da Educação Municipal (https://www.juazeiroeducacao.com.br/).
A matrícula é um procedimento obrigatório e que deve ser realizado por pais ou responsáveis, mesmo com as aulas remotas. “Aqueles que não conseguirem realizar a matrícula online, poderão fazer o procedimento de forma presencial, no período de 08 a 09 de fevereiro, porém, sem garantia de vagas. O ideal é que a matrícula seja feita através da internet”, explicou a superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos, Alexandrina Araújo.
Aulas
O ano letivo terá início no dia 8 de março e as aulas serão realizadas nas modalidades síncronas (aulas virtuais em que há interação entre os participantes de maneira simultânea) e assíncronas (o conteúdo é gravado e disponibilizado em uma plataforma, para acesso do aluno no horário que melhor o convir). Cerca de 2 mil professores atuarão na educação municipal remota para dar suporte aos estudantes. Além do apoio dos educadores, pais ou responsáveis também receberão as atividades impressas na escola onde o filho for matriculado.
A superintendente pedagógica da Seduc, Wilanny Cunha, destaca que uma das metas da Secretaria é fazer do município uma referência na educação com tecnologia. “Estamos trabalhando para viabilizar estrutura necessária para dar todo o suporte aos alunos durante as aulas remotas. Inclusive, iremos lançar na próxima segunda-feira o projeto ‘Escuta Sensível’, para ouvir da comunidade escolar como podemos melhorar o aprendizado remoto no município”, afirmou a superintendente.