Juazeiro celebra os 524 anos do Rio São Francisco com ações de preservação, cultura e educação ambiental

0



Quem passou pela Orla II de Juazeiro, às margens do Rio São Francisco, pôde ver de perto um grande movimento de celebração, aprendizado e cuidado com o meio ambiente. A manhã deste sábado (4) foi marcada pela comemoração dos 524 anos do Rio São Francisco, em um evento promovido pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMA). Entre os participantes estava Maísa Ferreira, que resumiu bem o sentimento de quem viveu esse momento especial:

“Achei muito interessante a ação. É muito legal ver a conscientização da população, a limpeza, a música, a distribuição de mudas. Peguei uma pata-de-vaca pra levar pra casa da minha mãe. É sempre bom participar de algo assim.”

Com o tema “Vamos mergulhar na nossa história”, a programação reuniu ações de conscientização e valorização do Velho Chico. O público participou de um café da manhã regional, plantio de árvores nativas, implantação de placas educativas, recolhimento de lixo das margens e do leito do rio com apoio de mergulhadores, além da entrega da nova ambulâncha, que vai reforçar o atendimento de saúde às comunidades ribeirinhas.

A iniciativa também envolveu atividades culturais e educativas. As crianças se encantaram com a contação de histórias de Will, o Contador de Histórias, a oficina de nós e marinharia com a Marinha do Brasil, a pintura de rostos e a distribuição de mudas, em um ambiente de alegria e consciência ambiental.

O aluno João Pedro, da Escola Municipal Professora Haydèe Fonseca Falcão, participou das atividades e demonstrou entusiasmo com o aprendizado. “Achei muito bonita a apresentação. Aprendi o nó muito rápido — a Maria me ensinou. Também falaram sobre preservar o rio, e isso é muito importante pra que os peixes não morram.”

Já Luiza Braga saiu do evento feliz com a lembrança que levou para casa. “Gostei muito da ação da prefeitura. Peguei minha plantinha e estou indo embora com ela. Fica linda! Foi tudo muito bonito.”

A manhã de celebração também contou com o encerramento musical de Fábio Raueny, reunindo famílias, estudantes e voluntários em um clima de união e gratidão ao Velho Chico.

O secretário de Meio Ambiente, Cláudio Leal, destacou o significado da ação. “Mais do que comemorar, esse é um momento de reflexão e compromisso. O São Francisco é parte da nossa identidade e da nossa sobrevivência. Preservar o rio é preservar a vida, e ver a população, as crianças e os parceiros engajados nessa causa é o maior presente que poderíamos receber neste dia.”

Ascom/PMJ