O Centro de Cultura João Gilberto, importante espaço da arte e cultura de Juazeiro-BA, tem novo Coordenador: Flávio Henrique Fonseca, nomeado pela Diretoria de Espaços Culturais, da Superintendência de Desenvolvimento territorial da cultura, da Secretaria da Cultura.
A nomeação foi divulgada no diário oficial no dia 28 de maio de 2024 e a partir de agora o Artista e Diretor Cultural, desenvolve junto à sua equipe as atuais atividades do espaço, que desde 1986, abre portas para a comunidade artística de todo o município e região.
Para Flávio, esta nova fase vai potencializar o compromisso que a cidade tem que ter com este equipamento e patrimônio cultural, que foi reaberto em Julho do ano passado: “Nada mais forte e simbólico que entrarmos em um semestre do ano com novas ideias e planejamentos que vão pontuar mais uma vez o quanto este espaço é um espaço público. Que transformou e vai transformar ainda mais a memória e a aproximação da nossa gente com uma cultura que é só nossa. Como defensor das artes, é um prazer ocupar este lugar. E vamos fazer com que este trabalho se torne ainda maior.” destaca o coordenador.
Desde a sua inauguração, o Centro de Cultura, que carrega o nome do criador da Bossa Nova e artista Juazeirense, João Gilberto, oferece oportunidade e espaço para atores, atrizes, produtores, músicos, empresários e artistas visuais.
“O nosso João Gilberto foi construído para ser a casa dos nossos artistas e público, nós vamos construir uma gestão ainda mais inclusiva, dinâmica e atualizada com base nas nossas manifestações populares e identidade cultural. A cultura de Juazeiro merece este espaço totalmente qualificado, aberto e apto para receber os nossos pequenos, jovens, adultos e idosos! Afirma. Quero parabenizar o trabalho de João Leopoldo Vargas pela excelência dos seus serviços e dizer que na oportunidade que tive no passado de receber o convite de Gleidson Medrado para o Cargo, sugeri ao Amigo Vereador que convidasse o João pela brilhante história a frente do espaço cultural em gestões passadas.”, pontuou Flávio Henrique.
Pela primeira vez um Artista dos palcos, militante da cultura e do meio artístico se torna Gestor Cultural do Espaço.
“Pretendo fazer com que o equipamento eleve ainda mais a sua identidade, biograficamente a historia do homenageado e uma aproximação de sua história com o publico frequentador e fazedores de cultura, homenagear artistas da cidade e relevantes trabalhos a fim de reconhecer e dar visibilidade a estas pessoas. Quero agradecer todo o carinho que venho recebendo depois da nomeação, e dizer que com muito amor vou representar a nossa classe, por muitas vezes sofrida com a falta de apoio e representação, Juazeiro é Grande, Culturalmente é imensa, temos que mostrar ainda mais nossos talentos, o Centro de cultura estará de portas abertas para o verdadeiros donos do espaço: os Artistas.”
É Natural que cargos mudem de posição por conta dos espaços partidários aos equipamentos do governo, nesta 3ª vez convidado ao cargo, topei, hoje me sinto preparado para exercer com coletividade e democracia a representação estadual em Juazeiro da cultura baiana”, finaliza.