A Semana do Meio Ambiente começou oficialmente em Juazeiro nessa segunda-feira (2), mobilizando a população com uma programação intensa, repleta de educação, cultura e consciência ambiental. Quem passou pela Praça Cordeiro de Miranda (São Tiago Maior), no centro da cidade, pôde prestigiar uma série de atividades realizadas de forma integrada, com o objetivo de valorizar a Caatinga, preservar as riquezas naturais da região e incentivar o turismo ambiental e pedagógico.
As ações começaram com uma Blitz Educativa, reunindo a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente/SEMA e do Serviço de Água e Saneamento Ambiental/SAAE, que distribuíram mudas de espécies nativas da Caatinga, sacolinhas para lixo veicular e muita informação ambiental aos motoristas. A operação contou com o apoio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte/AMTT, garantindo a segurança e a organização do tráfego no local.
Ainda pela manhã, alunos da rede municipal de ensino participaram de uma roda de conversa sobre o turismo pedagógico, destacando a integração entre meio ambiente, história, cultura e economia. Para Jomar Benvindo, diretor de Turismo de Juazeiro, e representante da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes/Seculte na ação, esses temas caminham juntos. “Falamos de turismo pedagógico a partir de um roteiro socioambiental. Abordamos a preservação da história, da cultura e da identidade como um diferencial para o desenvolvimento da atividade econômica e isso é de extrema importância”, afirmou.
Outro destaque do dia foi a realização da 1ª ExpoCaatinga de Juazeiro, que trouxe ao público imagens, materiais educativos e exemplares do trabalho de conservação realizado no Parque Nacional do Boqueirão da Onça e no Refúgio da Vida Silvestre da Ararinha-Azul – unidades de conservação fundamentais para a preservação da biodiversidade da Caatinga. A exposição, promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da SEMA, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade/ICMBio, atraiu moradores e turistas de diversas regiões e ficou aberta ao público até as 16h.
Maria de Fátima Duarte Martins é professora aposentada e mora em Pelotas/RS. Ela veio para a região para uma residência em cerâmica e, andando pela cidade, se deparou com a mostra, se sentindo impactada pela experiência. “O Brasil é tão grande e a gente não conhece tudo que existe. Fiquei emocionada com a história da ararinha-azul. A gente precisa se mexer, fazer o que puder, mesmo que pareça pequeno”, declarou.
A ExpoCaatinga também apresentou ferramentas utilizadas pelos profissionais do ICMBio no monitoramento de espécies e no combate a incêndios, destacando o trabalho incansável dos brigadistas. Artistas locais também tiveram seu espaço. Entre eles, Seu Antônio dos Prazeres, artesão e vaqueiro de Curaçá, que encantou os visitantes com esculturas de ararinhas-azuis feitas manualmente, utilizando apenas madeira de umburana, uma serrinha e um canivete. “Esse momento aqui é uma oportunidade para mostrar o que a gente faz no interior porque às vezes nosso trabalho não chega até as pessoas e essa é uma oportunidade boa”.
A chefe do Núcleo de Gestão Integrada das Unidades de Conservação do ICMBio, Cláudia Bueno, vê o momento como uma oportunidade para as pessoas conhecerem aquilo que existe dentro da própria região, mas que não é devidamente divulgado. “Essa é uma grande oportunidade e, pela primeira vez, temos essa abertura. Essas áreas protegidas ficam aqui pertinho, então é uma oportunidade para as pessoas conhecerem o que tem aqui em seus próprios quintais, essa maravilhosa biodiversidade”, pontuou.
A Semana do Meio Ambiente segue até quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, com uma programação variada. Estão previstas gincanas de recicláveis em escolas da rede municipal, plantio de mudas, apresentações teatrais, dinâmicas e o encerramento oficial, no Centro de Cultura João Gilberto.
_________________
Thamires Costa/ Ascom PMJ