Em Juazeiro, uma campanha inspirada nos Jogos Olímpicos está incentivando a doação de sangue. A campanha “Olimpíadas da Doação” tem como objetivo principal abastecer os estoques de sangue, especialmente dos tipos B positivo, B negativo, O positivo e O negativo. A iniciativa é promovida pela Hemoba (Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia) em Juazeiro e outras unidades na Bahia.
Para falar sobre a campanha, ouvimos Nilza Azevedo, enfermeira do Hemoba em Juazeiro.
“A campanha se iniciou fazendo alusão aos Jogos Olímpicos e tem como tema uma olimpíada de doação. A finalidade é mobilizar nossos ‘atletas da doação’, para participarem desta iniciativa. Você ganha uma ‘medalha de ouro’ ao doar sangue, ao fazer o cadastro de medula óssea e, figurativamente, ao se tornar um doador assíduo. A verdadeira medalha é ajudar a salvar vidas,” explicou Azevedo.
A campanha se estende até o final de julho e continua durante o mês de agosto. Ela não se restringe apenas a Juazeiro, mas abrange todas as unidades da Hemoba na Bahia, que somam 23 hemocentros, incluindo Salvador e outras cidades do interior.
Os critérios para doação de sangue são simples:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados dos pais e maiores de 60 anos só podem doar se já tiverem feito uma doação antes dos 60 anos)
- Pesar mais de 50 kg
- Estar bem alimentado
- Não ter doenças transmissíveis pelo sangue
- Não estar resfriado ou ter ingerido alimentos gordurosos recentemente
O Hemoba em Juazeiro funciona no Hospital Regional, localizado na Rua Joaquim Bispo dos Santos, Bairro Santo Antônio. O horário de funcionamento é das 8h às 11h30 e das 14h às 16h30 de segunda a quinta-feira, e das 8h às 11h30 na sexta-feira.
“Contamos com a presença maciça da população na Olimpíada da Doação,” concluiu Nilza Azevedo.
A campanha “Olimpíadas da Doação” é uma oportunidade para a população de Juazeiro e de toda a Bahia contribuírem para salvar vidas, participando de um ato de solidariedade que pode fazer a diferença para muitos pacientes.