A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes), participou, entre os dias 18 e 20 de setembro, da capacitação em Escuta Especializada de Crianças e Adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O curso foi promovido pelo Instituto Antonia Conselheira, em Salvador, e reuniu profissionais da rede de proteção da infância e adolescência.
Representaram Juazeiro na formação os conselheiros tutelares Sidinei Honorato e Cristiane Matias, além de Fátima Macedo de Carvalho, diretora de Proteção Especial da Sedes.
A capacitação teve como objetivo qualificar profissionais para garantir uma escuta sensível, humanizada e adequada, respeitando os direitos das crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em fortalecer a rede de proteção, oferecendo atendimento qualificado e humanizado.
Para a diretora de Proteção Especial da Sedes, Fátima Carvalho, a participação no curso foi fundamental para aprimorar o trabalho desenvolvido no município. “Estamos constantemente buscando qualificação para que as crianças e adolescentes de Juazeiro tenham assegurados seus direitos e sejam atendidos com respeito, cuidado e sensibilidade. Essa formação vem somar esforços para que a escuta especializada seja feita de forma cada vez mais humanizada e acolhedora”, destacou.
Texto: Ascom PMJ