A 4ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Comupir) será realizada nos dias 27 e 28 de maio, no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, no norte da Bahia. O evento tem como objetivo avaliar as políticas públicas já implementadas pelos governos federal, estadual e municipal no combate ao racismo e debater novas propostas com a sociedade civil.
A conferência integra a etapa preparatória para as Conferências Estadual e Nacional de Promoção da Igualdade Racial, sendo um espaço de escuta e participação popular criado pelo governo federal. O tema central desta edição é “Igualdade e Democracia: reparação e justiça racial”.
A palestra de abertura será conduzida pelo jornalista, colunista do Uol e ativista André Santana.
A realização do evento ocorre dias após a divulgação do Atlas da Violência pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apresenta dados alarmantes sobre a morte violenta de jovens e mulheres negras no Brasil. A Bahia aparece entre os primeiros colocados no ranking nacional, ora como líder regional, ora entre os dois primeiros estados com maiores índices. Os números reforçam a urgência de ações governamentais mais efetivas.
A conferência está sendo organizada pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Diversidade, Igualdade Racial e Combate à Fome (Sedes), da Casa dos Conselhos e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).