Com a proposta de discutir a “Superação da fome e construção da Soberania Alimentar, com direitos e participação social”, foi realizada neste sábado (19) a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Juazeiro. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Juazeiro (Consea), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), no auditório da UniFTC.
Entre as discussões, foram apresentados os números do que está sendo feito através do poder público e sociedade civil para poder tentar sanar o problema da fome. No evento foram debatidos três eixos: 1- Identificar problemas estruturantes que impedem a superação da fome e da insegurança alimentar e nutricional; 2- Caminhos para avançar em políticas estruturantes rumo a garantia da Segurança Alimentar e Nutricional; 3- Estratégias e participação social, construção, acompanhamento, avaliação e controle social das políticas públicas para a implementação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan).
De acordo com a presidente do Consea, Maíra Costa, a conferência é um espaço importante de discussão que ajuda na construção de políticas públicas. “Esse é um momento para trazer a discussão sobre a necessidade fundamental da população que é a alimentação saudável em quantidade e qualidade suficientes”, disse.
A mesa de abertura da a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Juazeiro foi composta pela presidente do Consea, Maíra Costa; pelo secretário de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, Fernando Costa; pela representante da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), Maria Helena; pelo presidente do Conselho da Promoção da Igualdade Racial, Alexandre Santos, e pela representante do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia, Ioná Pereira da Silva.
“Discutirmos sobre a estrutura que está sendo colocada no município para combater a fome, como os Restaurantes Populares e a distribuição das cestas básica, o programa de Aquisição de alimentos (PAA) e o Banco de Alimentos, torna o momento rico para que a gente possa direcionar as nossas políticas e de fato tentar cada vez mais combater a fome”, ressaltou o secretário da Sedes, Fernando Costa.
A palestra de abertura do evento foi realizada pela representante do Consea-BA, Ioná Pereira. “Pretendemos avançar na discussão da política de segurança alimentar e nutricional no município. Juazeiro já tem uma história, do território do São Francisco é o único município que tem um conselho atuante. A conferência é este espaço que a gente vai discutir, refletir e seguir”, reforçou Ioná.
Participaram ainda da Conferência, integrantes da gestão municipal, dentre eles, representantes da Adeap, da Sedes, além de representantes de instituições como o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco
Fonte: Amanda Franco – Ascom Sedes PMJ