Juazeiro realiza Pré-conferência sobre Saúde Mental da comunidade LGBTQIAPN+ e fortalece mobilização para a Conferência Municipal

0

Juazeiro realiza Pré-conferência sobre Saúde Mental da comunidade LGBTQIAPN+ e fortalece mobilização para a Conferência MunicipalA saúde mental da comunidade LGBTQIAPN+ foi o tema central da pré-conferência realizada nesta terça-feira (6), no auditório da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, DCH Campus III. Com o título “Dialogando sobre a Saúde Mental”, o encontro reuniu acadêmicos, ativistas e representantes da sociedade civil para debater os desafios enfrentados pela população LGBTQIAPN+ em relação ao preconceito, à discriminação e à falta de políticas públicas adequadas à comunidade.

O evento deu início a um ciclo de mobilizações para a Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas LGBTQIAPN+, que será realizada nos dias 20 e 21 de maio, no Colégio Agostinho Muniz. A pré-conferência foi uma oportunidade para sensibilizar a sociedade sobre questões urgentes que envolvem a criação de políticas públicas mais inclusivas e eficazes.

O evento contou com a presença da educadora sociocultural e presidenta do Coletivo Dandara, Luhara Dávilla, que enfatizou que o sofrimento da população LGBT não está relacionado à sua identidade ou sexualidade, mas ao preconceito e à violência que enfrentam diariamente.

Convidado da pré-conferência, o psicólogo Jorge Silva destacou a importância do momento para discutir propostas que garantam os direitos da comunidade LGBTQIAPN+.

“Eu acho que uma conferência dessa vem marcar a resistência, à existência também dessa população, de uma forma em que essa população não seja mais apagada ou negligenciada. A partir dessa conferência, podemos sensibilizar vários órgãos públicos, tanto municipais quanto estaduais, para a construção de políticas públicas que possam servir de exemplo para outras cidades e para o Estado”, reforçou Jorge.

Próximos Encontros de Mobilização

A próxima etapa da mobilização acontecerá no dia 15 de maio, às 9h, no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Este encontro continuará o debate sobre os direitos da população LGBTQIAPN+ e convida mais pessoas a se engajarem na construção de políticas públicas para promover igualdade e inclusão.

“Essa pré-conferência, assim como a próxima, são momentos de formação e de proposição também. Fizemos uma escuta dos usuários da política, dos assistidos da política da diversidade aqui no município e, a partir dessas escutas, nós vamos catalogar as propostas e levar para debater na nossa conferência municipal”, destacou o vice-presidente do Conselho Municipal de Promoção e Defesa dos Direitos da Pessoa LGBTQIAPN+ e coordenador de Diversidade da Sedes, Alexandre Santos.

Ascom PMJ