A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (ADEER), recebeu, nessa quinta-feira (09) a Caravana CrediBahia, uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia voltada à orientação sobre crédito, empreendedorismo, gestão e economia solidária. O evento marcou um importante passo para o fortalecimento do desenvolvimento econômico do município, que já assinou a adesão ao programa CrediBahia. O próximo passo será a indicação dos agentes de crédito e sua formação para que atuem junto à população.
A Caravana CrediBahia em Juazeiro se deu por meio de uma ação conjunta da Prefeitura de Juazeiro, Desenbahia, Sebrae, Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e do Programa CrediBahia, e tem como objetivo ampliar o acesso a informações sobre microcrédito orientado, gestão de negócios, formalização de empreendimentos e geração de emprego e renda. Durante a programação, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as linhas de crédito disponíveis, receber orientações sobre educação financeira e ferramentas de gestão, além de entender como o programa contribui para o fortalecimento da economia local.
O coordenador de Microcrédito e Finanças Solidárias do Estado da Bahia, José Paulo Crisóstomo, destacou a relevância da iniciativa como instrumento de inclusão e desenvolvimento. “Esse evento, a caravana do CrediBahia significa o momento de reunir todos os municípios envolvidos no CrediBahia, nos três territórios, com o objetivo de discutirmos sua importância no desenvolvimento, na geração de trabalho, emprego e renda a partir do empreendedorismo, como é que o microcrédito pode apoiar o desenvolvimento dos municípios”, pontuou.
A organização também destacou que o CrediBahia vai muito além do crédito. Ele representa inclusão, autonomia e oportunidade, promovendo a independência financeira e o fortalecimento da economia local. Cada empreendedor apoiado contribui para o crescimento de sua família, da comunidade e do município.
Tércio Tolentino, diretor-presidente da ADEER, ressaltou a importância da adesão de Juazeiro ao programa e o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento do empreendedorismo local. “A chegada do CrediBahia a Juazeiro representa mais uma oportunidade para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do nosso município. Essa parceria vai permitir que mais empreendedores tenham acesso ao crédito orientado, ampliando suas possibilidades de crescimento e contribuindo diretamente para a geração de emprego e renda”, destacou.
As falas durante o encontro reforçaram ainda o impacto social do microcrédito, especialmente no incentivo à autonomia econômica das mulheres, que representam grande parte dos empreendedores beneficiados pelo programa, como bem pontuou a diretora-presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico Sertão do São Francisco-BA (AGELIDER), Qlianne Martins.
CrediBahia
O Programa de Microcrédito do estado é uma iniciativa do Governo da Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre)e da Agência de Fomento do Estado da Bahia S.A (DESENBAHIA), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e as prefeituras municipais.
É um instrumento de desenvolvimento municipal e territorial, que visa ampliar a geração de emprego e renda, a partir do apoio ao trabalho desenvolvido pelos empreendedores (as) individuais, grupos de produção, associações produtivas e cooperativas de produção que não têm acesso às vias de crédito usuais.
Texto:Ascom PMJ