Juazeiro: Secretaria de Saúde explica ações de testagem no Lar São Vicente de Paulo

0
Foto: Divulgação

A Secretaria da Saúde em Juazeiro através do mapeamento do status imunológico realizado em junho, pela gestão municipal, testou 51 pessoas no Lar São Vicente de Paulo, entre idosos e profissionais que atuam na unidade. Durante esta testagem, ninguém teve resultado positivo para a COVID 19.

No início de julho, muitos idosos do Lar São Vicente apresentaram náuseas e tonturas, sem apresentarem sintomas gripais. Destes, três evoluíram rapidamente para gravidade tendo sido encaminhados para internamento hospitalar onde permaneceram na UTI e foram a óbito após cerca de 7 dias de internamento. Durante o internamento os idosos foram testados para COVID e apenas 1 teve resultado positivo.

Neste mesmo período, outros 3 idosos no lar São Vicente apresentaram sintomas gripais leves e foram colocados em isolamento dos demais idosos, ficando em quartos individuais com monitoramento contínuo quanto aos sinais de gravidade. Foi realizado o exame swab nasal com resultado positivo para COVID, porém todos estão recuperados e já saíram do isolamento.

No último dia 16 de julho a SESAU realizou uma nova testagem nos idosos e profissionais do lar, e nesta houve duas confirmações, uma profissional da saúde e uma auxiliar de serviços gerais, sendo as duas afastadas de suas funções. No dia 16 de Julho também foram testados os pacientes da ala masculina e todos com resultados negativos. Há um dia, uma idosa de 107 anos, sem queixas, faleceu naturalmente. Foi realizado o teste rápido para antígeno por swab nasal pós-óbito com resultado positivo para COVID. Todas as mulheres do quarto foram testadas com resultados negativos.

O Abrigo vem seguindo protocolo rigoroso para controle da COVID 19 na instituição com testagem de todos os funcionários, afastamento dos profissionais no início dos sintomas gripais, isolamento dos idosos com sintomas gripais em quartos individuais, treinamento da equipe para paramentação e desparamentação adequada e readequação da área comum do abrigo para que os idosos não fiquem aglomerados.

A Secretaria da Saúde vem dando importante suporte com a realização de testes rápidos e abastecimento de EPI’s para todos os trabalhadores da unidade. (ASCOM/Sesau)