Juazeiro será uma das nove cidades baianas alvo da Operação Gatonet a partir de segunda (27)

0

Por Redação — Juazeiro, BA

A partir da próxima segunda-feira (27), Juazeiro, no norte da Bahia, será um dos nove municípios do estado contemplados pela Operação Gatonet, ação promovida pela Neoenergia Coelba para combater o uso irregular de postes por empresas de telecomunicação. Segundo a distribuidora, as cidades foram escolhidas por apresentarem um número elevado de provedores de telefonia e internet que atuam sem regularização.

Além de Juazeiro, a operação também será realizada simultaneamente em Alagoinhas, Feira de Santana, Jacobina, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Salvador, Santanópolis e Senhor do Bonfim.

De acordo com a Coelba, o objetivo da Operação Gatonet é reduzir a poluição visual, aumentar a segurança da população e diminuir os riscos de incêndios provocados por instalações irregulares. Durante as ações, os cabos de provedores sem autorização serão removidos.

“O gatonet são os provedores de telecomunicações que não seguem os padrões técnicos, não realizam as devidas manutenções em seus equipamentos e não têm autorização para utilizar os postes da distribuidora”, explicou a Neoenergia Coelba, em nota.

Portal de consulta e regularização

A distribuidora lançou também um portal público de consulta, onde os consumidores podem verificar se o provedor de internet contratado está regularizado. A recomendação é que os usuários contratem apenas provedores autorizados, disponíveis no site da Neoenergia Coelba: https://www.neoenergia.com/web/bahia/provedores.

Já os provedores que ainda atuam de forma irregular podem se regularizar e evitar a retirada dos cabos e a interrupção dos serviços. O contato deve ser feito pelo e-mail: atendimentousomutuo.coelba@neoenergia.com.

Responsabilidade legal e impacto urbano

A Neoenergia Coelba reforça que o compartilhamento dos postes entre empresas de energia, telefonia, internet e TV a cabo é regulamentado por resoluções conjuntas da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Essas normas estabelecem que as empresas de telecomunicações devem estar devidamente regularizadas, realizar manutenções periódicas e seguir padrões técnicos e comerciais específicos.

A expectativa é que a operação organize a rede de cabeamentos e aumente a segurança elétrica nas vias públicas de Juazeiro, contribuindo para uma cidade mais limpa e segura.