Juazeiro supera a média da Bahia em Índice do Sebrae que mede estímulo ao empreendedorismo Bahia em Índice do Sebrae que mede estímulo ao empreendedorism

0

Juazeiro segue alcançando posição de destaque em cenário estadual e nacional. É o que atesta o Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE) de 2022, realizado pelo Sebrae anualmente, onde Juazeiro aparece com pontuação de 6.8, duas vezes superior à média estadual, que é de 3.3. Os dados foram divulgados pelo Sebrae Bahia durante a realização do Encontro de Atores de Desenvolvimento do Território do Sertão do São Francisco, que aconteceu durante esta terça e quarta-feira (dias 14 e 15), no Grande Hotel de Juazeiro. 

Entre os 5 itens medidos, Juazeiro obteve a nota mais alta no item de Recursos e infraestrutura para atendimento ao empreendedor. Neste quesito, o município alcançou a pontuação 7.8, o que representa quase o dobro da média estadual, apontada no levantamento como de 4.1. Juazeiro ainda marcou 7.6 no item de Governança para estímulo ao Empreendedorismo.

“Receber uma notícia como essa além de nos encher de alegria, por ver nossa cidade em franco desenvolvimento, também nos mostra que estamos trabalhando de forma correta e levando o melhor para o nosso povo. Juazeiro é um celeiro de gente trabalhadora e que só precisa de incentivo e orientação. É isso que fazemos através de pastas como a Adeap que leva ao povo serviços de capacitação e assistência com iniciativas como a Sala do Empreendedor, Espaço Colaborar, entre outros”, destacou a prefeita Suzana Ramos.

O evento  

Teve como tema “Da cidade ao território” com a abordagem, através de palestras e oficinas, de como identificar as potencialidades locais, além da apresentação de projetos e seus ciclos de planejamento. Participaram do encontro secretários municipais, colaboradores das Salas do Empreendedor (agentes de desenvolvimento e atendentes), representantes do comitê gestor do Programa Cidade Empreendedora, e de instituições de apoio aos pequenos negócios. Representando a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), participaram: Ana Angélica Melo, coordenadora da Sala do Empreeendedor; Risete Dias e Gleideane Borges, agentes de desenvolvimento regional de Juazeiro e também o procurador-geral do município, Thiago Cordeiro.

Destaque

Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo (ICEE).  O levantamento, que é anual, foi criado com o objetivo de proporcionar aos gestores municipais uma jornada de autoconhecimento e de análise das práticas, da estrutura institucional e dos processos estabelecidos pela gestão pública que resultem no estímulo ao empreendedorismo e na melhoria do ambiente de negócios.

Objetivos

Um dos objetivos do encontro foi a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico Regional. Trata-se de uma construção coletiva que prevê de ações nas áreas de desenvolvimento econômico, agricultura e educação empreendedora, entre outras, com prazo de execução até novembro deste ano.