O Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço é celebrado nesta sábado (27). Quem esteve no Nossa Voz desta sexta-feira (26) para passar detalhes na programação em Petrolina foi o médico cirurgião, Fábio Oliveira.
No município o evento será na segunda-feira (29), a partir das 19h na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). “Vamos ter vários profissionais integrados. A gente está começando a plantar essa sementinha este ano para transformar isso num grande evento nos anos seguintes para abranger toda a cidade”, destacou.
De acordo com o médico, o tabagismo e consumo de álcool ainda são os grandes responsáveis pelo alto índice de casos de cânceres na região da cabeça e do pescoço. E o mais importante nesses casos é buscar o diagnóstico precoce. “São tumores muitos comuns no dia a dia da população, apesar de ainda pouco conhecidos e pouco diagnosticados. É nesse ensejo, nessa direção que a campanha Julho Verde vem para divulgar a nossa especialidade, divulgar as doenças e conseguir mais diagnósticos precoces”, explicou dr. Fábio.
Dados
Números do Inca indicam surgimento de novos casos de cânceres nas regiões da cavidade oral (11,2 mil), esôfago (8,24 mil) e laringe (6,39 mil) – todos entre os dez mais frequentes entre homens. O câncer de cabeça e pescoço afeta de duas a três vezes mais homens do que mulheres, mesmo quando relacionado ao vírus do papiloma humano (HPV), doença sexualmente transmissível.
Outro fator de risco importante para câncer na região da cabeça e pescoço é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, o mesmo que causa câncer de colo de útero, canal anal, pênis, vagina e vulva e é transmitido por via sexual.
Tratamento e prevenção
A busca pela cura dos cânceres de cabeça e pescoço passa pela cirurgia ou radioterapia, dependendo da localização e do tamanho do tumor. A escolha do tratamento deve ser feita por uma equipe de médicos especialistas para definir a melhor opção e minimizar sequelas.
O diagnóstico precoce é essencial para que seja possível realizar um tratamento com boas chances de cura. O surgimento de lesões (nódulos, massas, machucados) em pessoas que já possuem fatores de risco deve ser sempre investigado.
Ter uma vida saudável e equilibrada diminui muitos problemas, desde o risco de câncer até ameaça de doenças do coração. Então, evitar o tabagismo e a ingestão de bebida alcoólica favorece diretamente a prevenção de câncer de cabeça e pescoço. Prevenção ainda é o melhor caminho.