O advogado e ex-candidato a prefeito de Petrolina, Julio Lossio Filho (PSD) pediu à Justiça a suspensão do aumento no valor das passagens de ônibus. Julio protocolou, nesta quinta-feira (10), uma ação junto à Vara da Fazenda Pública contra o aumento de 10,9% na tarifa de ônibus da cidade, que passou de R$ 3, 70 para R$ 4,10 na última terça-feira (1).
Na peça, Julio questiona o aumento em um cenário em que as pessoas ainda estão tentando se recuperar de todas as dificuldades enfrentadas no período mais agudo da pandemia. Ele também menciona a lei municipal que garantiu um subsídio especial para a empresa de ônibus da cidade sob a justificativa de manutenção do equilíbrio econômico durante a pandemia. Nela, um dos objetivos desse subsídio é justamente a manutenção da tarifa vigente para não haver prejuízo para a população, o que, segundo Julio, torna o aumento na tarifa uma contradição.
Questionado sobre sua motivação em mover a ação, o advogado explicou que este é o seu papel enquanto cidadão e figura pública. “Nós ainda não nos recuperamos, ainda estamos vivendo um momento de grande dificuldade e os trabalhadores e estudantes, que dependem do transporte público, precisam ser ouvidos. Como eu já disse antes, parece que o único equilíbrio que a prefeitura não está preocupada é com o das contas no final do mês do cidadão que precisa do transporte público diariamente”, explicou. Coincidentemente, também nesta quinta- feira, estudantes da rede municipal de ensino de Petrolina, protestaram em frente à prefeitura contra o aumento no valor da passagem de ônibus.
(Fala PE)