A eleição para escolha do novo presidente da Câmara de Vereadores de Santa Maria da Boa Vista finalmente aconteceu, após três tentativas em vão. Nas reuniões anteriores não houve o pleito por falta de quórum, já que a chapa de oposição não comparecia à sessão determinada para a escolha do presidente daquele Poder Legislativo.
Nesta segunda, o vereador Jorge do Futuro, líder da oposição, além de resolver comparecer a sessão para votar, ainda negou o voto ao candidato a presidente pelo seu grupo, Valter Firmino (PT), optando pela abstenção. Sem nem ao menos sentar, o vereador foi enfático no momento de declarar o seu voto.
“Presidente é só votar? É só votar, né? Eu voto contra ambas as chapas, nenhuma me representa”, explanou o vereador, que em poucos segundos, antes mesmo de encerrar a votação deixou o recinto da câmara.
A sessão aconteceu de forma muita tumultuada, com bate-boca entre os parlamentares. O vereador Juninho criticou os vereadores de oposição por não comparecerem nas três últimas reuniões para votação e logo foi rebatido pelo vereador Binha do Mercado.
“Acho que o nobre Juninho deve ser comportar mais, tá faltando com comportamento e não é digno de falar em falta de vereadores. O senhor é o vereador que mais falta nessa casa, então não é digno de estar fazendo essas acusações. O senhor sabe muito bem o motivo da gente não ter vindo, nós somos homens sobrando, agora a gente tava esperando o momento certo, então o senhor diminua as palavras”, disparou Binha.
A fala foi retrucada pelo vereador Juninho. “Você é homem sobrando, eu também sou, pronto” rebateu.
Valter Firmino (PT) e Juninho (PV) disputaram a presidência, tendo cada um 6 votos. Juninho acabou sendo vitorioso por ser mais velho, pois segundo o regimento, em caso de empate entre os concorrentes, a idade serve de critério de desempate favorecendo o candidato que nasceu primeiro. A chapa derrotada se retirou logo após o anúncio da vitória do vereador Juninho.