Com foco na prevenção, o programa desenvolvido pela Polícia Militar de Pernambuco ampliou em 300% sua atuação para levar mais tranquilidade e proteção aos estudantes, educadores e demais agentes da educação estadual. Iniciativa também promove ações sociais que beneficiam toda a comunidade escolar
Entre as medidas ampliadas pelo Governo de Pernambuco e a Secretaria Defesa Social (SDS), para garantir a segurança de todos, está o reforço no policiamento das escolas realizado pela Polícia Militar (PMPE), através da Patrulha Escolar. O programa atua em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) e conta com aproximadamente 1.400 policiais militares, atuando com 93 viaturas que atendem as escolas da Rede Estadual de Ensino, em dois lançamentos diários (manhã e tarde). Ao todo, são realizados diariamente 180 lançamentos de viaturas, que abrangem e cobrem o total de 898 escolas públicas, distribuídas por todo o Estado.
Desde 2024, o programa vem aumentando sua atuação com a ampliação dos lançamentos de PMs e viaturas nas escolas e adjacências. O aumento do efetivo chegou em 300%, em relação ao quantitativo de PMs atuando no Programa em 2023. Já o acréscimo nos lançamentos diários de viaturas chegou a aproximadamente 145% neste ano de 2025, em comparação com os anos anteriores. Em 2023, o total de policiais militares atuando na Patrulha Escolar era de 350 homens e mulheres da PMPE, contando com o lançamento diário de apenas 38 viaturas.
A Patrulha Escolar ainda desenvolve o projeto “A Escola é Nossa”, que leva práticas esportivas e música às unidades de ensino atendidas pelo programa, nos finais de semana, proporcionando lazer e cultura para a juventude e toda a comunidade inserida. As escolas contempladas pelo programa são aquelas indicadas pela Gerência Regional de Educação, da SEE/PE, com base nos índices relacionados à vulnerabilidade.
O efetivo da Patrulha Escolar atua baseado em um cartão programa que estabelece horários e rotas das rondas, bem como as escolas a serem atendidas pelas viaturas. Os gestores dessas escolas possuem uma linha direta, para se comunicarem com o efetivo Patrulha Escolar que cobre a área de suas escolas. Vale salientar que, embora seja um programa voltado para as escolas estaduais, havendo a necessidade de acionamento, uma ou mais viaturas poderão ser designadas para atender outras unidades educacionais, sejam escolas particulares e demais unidades de ensino, incluindo as faculdades.
SERVIÇO: Para acionamento de urgência, em caso de ocorrências em estabelecimentos educacionais não cadastrados no Programa, a orientação é ligar para 190, que designará uma viatura da Patrulha Escolar ou viatura mais próxima para atender ao chamado.



