Culpado ou inocente? ‘Júri épico’ traz em sua nova edição o julgamento de João Grilo, icônico personagem do Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna. No próximo dia 31 de outubro será possível presenciar um evento histórico para o meio jurídico e para a história do sertanejo. Entre muitas opiniões divergentes sobre a inocência, ou não, do personagem, o caso está chegando ao tribunal do júri, em um evento que vai misturar ficção e realidade. O julgamento de João Grilo irá acontecer na quadra do Senai, em Petrolina, das 9h às 18h, organizado dentro das normas de prevenção à covid-19.
Idealizado pelo advogado e professor da Facape, Anderson Wagner Araújo, a ideia é ilustrar o julgamento de um personagem do passado sob uma ótica acadêmica na atualidade, mas também artística, filosófica e antropológica. “As expectativas são as melhores. Inscrições a todo vapor. Nesse momento, vemos a integração da comunidade acadêmica e jurídica. Foram abertas poucas vagas, devido à pandemia, mas o evento será transmitido on-line com a presença do maior corpo jurídico da região e do país”, comentou o professor.
O Júri épico é realizado pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina – Facape, a Faculdade de Ciências e Tecnologias (FTC), o Ministério Público de Pernambuco – MPPE e a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB/Petrolina. O projeto é coordenado pelos professores e advogados: Diego Giesta e Anderson Araújo. O objetivo do Júri é promover a experiência jurídica através das metodologias ativas, estimulando a interdisciplinaridade entre o direito e a arte.
O evento reúne grandes nomes do cenário jurídico do Brasil, como o juiz Elder Muniz, os promotores de justiça do MPPE: Antônio Carlos, André Rabelo, Antônio Arroxelas, Ângela Cruz, Eliane Gaia e Cíntia Granja, advogados criminalistas Marcílio Rubens, Zanoni Júnior e Patrícia Vanzolini, bem como de Maria Carvalho, que é membro da comissão de Direito Penal em Pernambuco.
Para inscrições e informações, basta acessar http://bit.ly/JuriEpico-JoãoGrilo ou seguir o perfil do evento no Instagram @jurihistorico.pnz. Os estudantes da Facape tem um link especifico: https://www.even3.com.br/juriepicojoaogrilo para a inscrição com desconto.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Facape.