Com 13 dias para as eleições municipais de 2024, a Justiça Eleitoral em Petrolina intensifica os preparativos finais. Em entrevista ao Nossa Voz de hoje (23), o chefe do cartório eleitoral de Petrolina, Marivaldo Mendes, trouxe detalhes sobre o processo de preparação das urnas e orientou os eleitores para o dia da votação, que ocorrerá no dia 06 de outubro. Além disso, destacou a expectativa de um processo eleitoral mais ágil, graças à implementação de novos pontos de transmissão de resultados.
Com a preparação das urnas eletrônicas em andamento, Mendes explicou que as mídias que contêm as informações dos eleitores e candidatos já começaram a ser gravadas e lacradas. Em Petrolina, o processo teve início na 83ª zona eleitoral, com as outras zonas eleitorais sendo preparadas em sequência.
Uma novidade importante deste ano são os pontos de transmissão secundários, que irão agilizar a apuração dos votos. “Esses postos de transmissão realmente vão trazer bastante agilidade. Por exemplo, o ponto de transmissão de Rajada vai enviar os resultados de todas as 15 seções eleitorais de lá, assim como as seis seções do povoado de Pau Ferro, sem precisar transportar as urnas por 70 km até o cartório. O mesmo ocorrerá no N4, onde transmitiremos as seções do N4 e N5”, afirmou Marivaldo Mendes.
Eleitor deve ter atenção à mudanças dos locais de votação
Marivaldo Mendes reforçou a importância de os eleitores estarem preparados para o dia da eleição, evitando filas e aglomerações. “É importante que o eleitor consulte o seu local de votação antes do dia, usando o site do TRE, o aplicativo e-Título ou o site do TSE, para evitar contratempos. Também recomendamos que não deixe para votar no final do dia, pois isso pode gerar filas”, orientou.
Houve também mudanças em alguns locais de votação em Petrolina, como a criação de novos pontos, a exemplo da Escola Municipal Manoel Alves Nogueira, no N4, que agora abriga seções que anteriormente estavam na Escola Nossa Senhora Aparecida. Além disso, o bairro São Gonçalo passa a contar com a Escola Ana das Carrancas, que abrigará novas seções.
Acompanhe as mudanças listadas a seguir:
N4:
Escola Municipal Manoel Alves Nogueira passa a ser o novo local de votação, recebendo as seções que estavam na Escola Nossa Senhora Aparecida:
Seções transferidas: 447, 456, 487, 587, 598.
Bairro São Gonçalo:
Escola Municipal de Tempo Integral Ana das Carrancas agora é um local de votação, recebendo as seguintes seções:
Seções 1516, 1517, 1518.
Escola Municipal de Tempo Integral Ana das Carrancas agora é um local de votação, recebendo as seguintes seções:
Seções 1516, 1517, 1518.
Bairro Nova Petrolina:
Escola João Batista dos Santos foi criada como novo local de votação, a pedido da comunidade.
Seção nova: 600.
Bairro São Gonçalo:
Escola Municipal João Batista dos Santos volta a ser um local de votação, recebendo as seguintes seções:
Seções 424, 425, 426, 427, 428.
Rajada:Escola CMEI Gabriel Moreira recebe parte das seções que antes estavam na Escola José Cícero, com o objetivo de evitar aglomerações.
Porto da Ilha/Porto de Palha:
Um local de votação foi criado para atender essa área.
Bairro Antônio Cassimiro:
Escola Lívia Cléa recebe todas as seções que antes funcionavam na Escola Estadual Antônio Padilha, devido à reforma no local.
Uma questão importante levantada foi a presença de acompanhantes na cabine de votação. “Apenas eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida podem ter acompanhantes. E essas pessoas devem ter no mínimo 16 anos. Crianças não podem acompanhar o eleitor na cabine de votação”, esclareceu Marivaldo Mendes, reforçando que eleitores idosos ou analfabetos não têm direito a acompanhantes, mas podem usar a cola com os números dos candidatos.
Sobre o uso de celulares nas seções eleitorais, Mendes foi enfático sobre a situação. “O uso do celular é proibido na cabine de votação. O eleitor deverá deixar o aparelho em um local indicado antes de entrar para votar. O celular só pode ser utilizado como documento de identificação, caso o eleitor esteja usando o aplicativo e-Título.”
Expectativa sobre os resultados e fiscalização
Com a implementação dos novos pontos de transmissão, a expectativa é que os resultados sejam divulgados mais rapidamente. “Estamos com a esperança de totalizar muito cedo este ano. Com esses pontos de transmissão secundários, o processo será mais ágil”, afirmou o chefe do cartório.
Mendes também destacou a importância da fiscalização durante o processo eleitoral, lembrando que o eleitor pode denunciar qualquer irregularidade por meio do aplicativo Pardal. “O eleitor tem o aplicativo Pardal disponível para reportar qualquer suspeita. Temos também o Ministério Público e os próprios candidatos fiscalizando uns aos outros, garantindo um processo transparente e justo”, disse.
Petrolina contará com mais de 238 mil eleitores aptos a votar nas eleições de 2024. A Justiça Eleitoral acredita em um alto comparecimento, dado o envolvimento tradicional da população local nas eleições municipais. Mesmo sem a possibilidade de votação em trânsito para este pleito, algumas categorias, como servidores da Justiça Eleitoral e policiais, puderam fazer ajustes de local de votação dentro do próprio município.